PUBLICIDADE

Banner

Izabel Nascimento lança o livro Monumentos da Cultura Sergipana

Izabel Nascimento.jpg

 
Na próxima sexta-feira, 22 de agosto, data em que se celebra o 'Dia do Folclore', o Museu da Gente Sergipana, em Aracaju (SE), será palco de um evento especial: o lançamento do livro 'Monumentos da Cultura Sergipana', escrito em literatura de cordel pela poeta Izabel Nascimento. A obra, que será apresentada ao público das 14h às 17h, mergulha na história e na simbologia dos nove monumentos (Bacamarteiros; Barco de fogo; Cacumbi; Chegança; Dança de São Gonçalo; Parafusos; Taieira; Reisado e Lambe-Sujo e Caboclinhos) que compõem o Largo da Gente Sergipana, um dos mais emblemáticos cartões-postais da capital sergipana.
 
Com lirismo e rigor histórico, o livro une texto, arte e memória. Além dos versos da autora, a publicação conta com ilustrações do xilogravurista Nivaldo Oliveira e delicadas artes em Quilling da professora e artista Rosilene Pimentel. O projeto gráfico, assinado por Germana Araújo, reforça a harmonia entre literatura e artes visuais, transformando cada página em uma experiência estética e cultural.
 
O lançamento será marcado por recital poético, sessão de autógrafos e apresentação musical da Banda de Pífano do Mestre Pedrinho Mendonça. A entrada é livre, e os exemplares estarão à venda no local.
 
“Quando o Largo da Gente Sergipana foi inaugurado, senti uma forte sensação de pertencimento. Esse sentimento me acompanha por toda a vida, especialmente por ter nascido no dia 22 de agosto, data em que se celebra a Cultura Popular. Por isso, escrever e publicar Monumentos da Cultura Sergipana vai muito além de uma realização literária e poética: é a concretização do que realmente sinto e vivo, manifestada em versos sobre a cultura da terra onde nasci”, destaca Izabel Nascimento.
 
No 'Dia do Folclore', o convite está feito: celebrar, em verso e imagem, a riqueza simbólica e a memória viva do povo sergipano.