(Foto: Divulgação)
Formada na escola sem paredes, Mafalda Pequenino é atriz, diretora, produtora, escritora, arte-educadora, dançarina, pernalta e mestre de cerimônia. Ela integra o coletivo de Palhaçada Preta 'Catappum'; o coletivo afro 'Ilú Obá de Min Educação e Cultura e Arte Negra' e a 'Grande Cia Brasileira de Mystérios e Novidades.
Seu trabalho fala com diversos públicos de todas as idades, mas é focado na difusão da cultura e arte de raízes africanas.
No ar atualmente como protagonista do único programa infantil da TV aberta nacional, também ocupa espaços importantes em diversas produções audiovisuais.
Mafalda tem trabalhos em cartaz no Teatro e no Circo e é uma das principais dirigentes e organizadoras do Bloco Afro Ilú Obá de Min.
Entre diversas produções teatrais destaca-se o musical infantil, vencedor do prêmio APCA, 'A Incrível Viagem do Quintal', dirigido por Bete Rodrigues, texto e direção musical Fernanda Maia, 'Marcha da Mulheradxs' com Cia Livre, Ilú Obá e Estopô o Balaio; 'Tapajós' direção Gabriela Carneiro da Cunha 'Guerrilheiros ou Para Terra não Há Desaparecidos' direção de Georgette Fadel; 'Cabaret Mystico' dirigido por Ligia Veiga; 'Banana Mecânica' texto e direção de Francisco Carlos e 'Álbum de Família' de Nelson Rodrigues com direção de Cibele Forjaz.
Na televisão, Mafalda Pequenino mostra o seu talento no programa 'Quintal da CUltura', com direção de Bete Rodrigues, exibido na TV Cultura. Destaca-se também a série 'Árvore dos Sonhos - Sonhar, Planejar, Alcançar' realização Vila Sésamo, dirigido por André Milano; a série 'Palmares, Coração Brasileiro Alma Africana', direção Carlos Nobre, José Carlos Asberg e Luís Arnaldo Campos, exibido pelo Canal Curta, 'Carandiru e outras histórias' produzido pela TV Globo, direção de Walter Carvalho.
No cinema, 'Pitanga o Filme' dirigido por Beto Brant e Camila Pitanga, 'República da Poesia, Solano Trindade', direção Beto Viana, 'A Noite é uma Farsa', dirigido por Lucas Weglinski, além de mais de 20 trabalhos realizados em filmes publicitários.
Como diretora podemos destacar o espetáculo de Palhaçaria Preta, 'Na Lona de Benjamim', o 'Catappumdo coletivo Catappum', dramaturgia de Fagner Saraiva e Chico Vinicius, 'O Balanço da Noite- Performance par Mulheres Negras Radicais', texto de Jéssica Olaegbé, 'Meninas Super Empoderadas', entre muitos outros trabalhos.
No momento, Mafalda Pequenino integra o elenco do sucesso de público e crítica, o musical 'A Incrível Viagem do Quintal', espetáculo que retornou a São Paulo e está em cartaz em curtíssima temporada até o dia 07 de setembro, no Teatro Liberdade.
Entrevistada exclusivamente pelo Bacanudo.com, a multifacetada artista citou algumas das suas preferências do dia a dia. Conheça!
*Meu livro - "Afrografias da Memória", de Leda Maria Martins, grande mestra, grande referência para os meus trabalhos de Arte Negra e construção identitária. Romance “O Olho mais Azul” de Toni Morrison, é impactante!
*Meu filme - "A Cor Púrpura". Vi muitas vezes!
*Minha música - "Mistério do Planeta", cantada por Luiz Melodia.
*Minha cidade - O Rio de Janeiro.
*Minha cara - Churrasco com a família e amigos, na beira da piscina.
*Minha bebida - Cerveja e suco de maracujá com gengibre.
*Minha comida - Saladão e japonesa.
*Minha estação do ano - O verão.
*Meu paraíso - A minha casa.
*Minha fraqueza - Ver quem eu amo triste, me quebra demais, fico sem chão.
*Meu pecado - Não me vejo como pecadora de nada, sou livre.
*Meu vício - Sou viciada na minha arte! Como amo criar, aprender, trocar, descobrir coisas novas, através dela. Me sinto viva, inteira!
*Meu medo - De perder a memória.
*Minha flor - Do campo.
*Meu esporte - Não sou ligada a nenhum esporte, mas muito em práticas físicas, adoro trabalhar o corpo, dançar, se exercitar.
*Meu lazer - No dia a dia, bebericar com os amigos e jogar conversa dentro. Quando tenho oportunidade, pegar uma praia, amo!
*Minha etiqueta (comportamento) - Me considero uma pessoa solar, na maioria das vezes sou alto astral, carrego a alegria como princípio. Mas quando viro do avesso é na mesma proporção da alegria. Kkkk
*Meu cheiro - De priprioca.
*Meu ídolo - São dois: papai e mamãe.
*Meu sonho - Que possamos viver em um mundo mais justo. É muito violento. Me dói demais saber que a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado, que o feminicídio só aumenta e que a guerra não vai acabar tão logo, e por aí vai, não dá pra numerar a barbárie. Quando digo o mundo estou falando de nós, nós somos o mundo!
*Minha inspiração - Meus orixás, conexão direta com minha essência e origem.
*Meu arrependimento - Não me arrendo de nada, cada dia é diferente do outro, a gente vai aprendendo… o que deveria ter feito e deixei de fazer, aprendi e fiz. O que não deveria ter feito e fiz, aprendi e não fiz mais. E assim é a vida: vivendo e aprendendo.
*Meu compositor - Gilberto Gil e Djavan.
*Meu restaurante - Adoro a Cantina e Pizzaria 'Piolin', em São Paulo.
*Minha paisagem - O mar, adoro admirar o horizonte.
*Minha indiferença - É o que dou para quem não tem escuta. Não dá pra forçar, é desperdício de energia.
*Meu exagero - O trabalho. Mas estou melhorando, treinando o descanso como resistência. É um aprendizado!
*Minha impaciência - Nossa, paciência zero com pessoas racistas e preconceituosas. Bora, bora evoluir, bora mudar a pauta.
*Meu lugar no mundo - Quero sombra, água fresca e chorar de rir.
*Meu lugar na casa - Tenho um cantinho bem aconchegante no chão da sala, adoro chão.