PUBLICIDADE

Banner

Fábio Sampaio realiza intervenção artística em Santos-SP

Webp.net-resizeimage (53).jpg

 
'SerigyOrNotSerigy' em migração! Eis a mais nova questão proposta pelo artista visual Fábio Sampaio, ao realizar, neste mês de outubro, em Santos/SP, sua cidade natal, colagens dessa série, que imprime uma dimensão contemporânea à iconográfica imagem indígena de um elemento comercial, símbolo histórico da construção civil no Brasil. 
 
A série 'SerigyOrNotSerigy', originalmente criada, em 2019, em comemoração ao Bicentenário de Sergipe, estado para onde Fábio migrou de São Paulo na década de 1990, traz a efígie de um índio como elemento central de colagens expandidas desenho/pintura, envolvendo questões de pertencimento, tradição e contemporaneidade.
 
Tais questões levaram o artista a espaços de raciocínio e memória croma?tica que se realizam em espaços abertos e em diálogo com o contexto dessa sensação, que acompanha Fábio desde sempre, de pertencimento a essas duas cidades litorâneas tão parecidas geograficamente. Santos, sua cidade de origem, onde viveu até o início da vida adulta, e Aracaju, capital do Estado da sua família materna, onde passava férias na infância e reside atualmente. 
 
É a partir dessa conexão afetiva que o artista assume uma dimensão pública do quanto delas tem dentro dele e se dispõe, pela primeira vez em sua carreira, a apresentar trabalhos, na sua cidade natal, que suscitam um contexto estreitamente ligado ao substrato simbólico que evoca, em última instância, o valor e a força do deslocamento e do pertencimento por toda a sua poética. 
 
Fábio acabou de realizar, nesta semana de outubro, três intervenções urbanas da série 'SerigyOrNotSerigy', no bairro onde cresceu em Santos, José Menino, como uma espécie de presente, que ele entrega à cidade. Essa ação artística conta com o acompanhamento do fotógrafo santista Tom Leal. Salve!