
A 'Feira Imagina de Artes Visuais chega à sua segunda edição, em 2026, com mais um dia inteiro de atividades voltadas à valorização do trabalho das mulheres nas artes visuais. Nesta edição, a Feira homenageia Ilma Fontes, médica psiquiatra e legista de formação, jornalista, cineasta, escritora e ativista cultural, cuja trajetória se confunde com a própria construção do campo das artes em Sergipe. Sua produção e modo de vida atravessam boa parte da programação, incluindo a Mostra de Artes Visuais "Ilma Fontes: Mulher do Século XX", que está com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro.
A mostra convida artistas visuais nordestinas, individuais ou coletivos, a criarem obras inéditas especialmente para esta edição, a partir de três eixos temáticos que remontam as contravenções, a produção e a personalidade de Ilma Fontes: rebeldia e transgressão; amor como potência radical; e diversidade e multilinguagens, valorizando obras que operem a partir da diversidade, da interseccionalidade e da experimentação estética.
Podem ser inscritas obras nas categorias desenho, pintura, grafitti, gravura, fotografia, design gráfico, ilustração, colagem, assemblage, livro de artista, escultura, arte têxtil, videoarte, performance, arte conceitual, intervenção, entre outras expressões visuais. As propostas devem ser inéditas e criadas especialmente para a Mostra, sendo incentivadas abordagens interventivas que dialoguem com o espaço expositivo e com suportes híbridos ou tecnologias consideradas obsoletas, como super-8, cartas, correio postal e experimentação gráfica.
De acordo com o corpo de curadoras, formado por Maicyra Leão (professora do Departamento de Teatro — DTE/UFS), Germana de Araújo (professora do Departamento de Artes Visuais e Design — DAVD/UFS) e Janaina Vasconcelos (professora do Departamento de Comunicação Social — DCOS/UFS), a Mostra nasce como um território vivo de criação e encontro, posicionando a produção artística como um gesto de liberdade, fricção e afeto.
A exposição acontece no dia 28 de março de 2026, no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, onde toda a programação da Feira será também realizada, e selecionará 20 obras, que receberão pró-labore de R$ 400 para artista individual e R$ 800 para coletivos. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário disponível no link da bio do perfil @mulheresdaimagem.se. O resultado será divulgado no dia 10 de março de 2026.