PUBLICIDADE

Banner

O calor piora varizes, inchaço e dor nas pernas

varizes.jpg

 
Com a chegada do verão, muitas pessoas voltam a sentir ou perceber o agravamento de sintomas, como pernas cansadas, inchaços nos tornozelos, formigamento, dor e até mesmo o surgimento de varizes mais evidentes. Não é impressão, segundo o cirurgião vascular Dr. Márcio Steinbruch, o calor realmente interfere na circulação sanguínea e pode piorar, e muito, o desconforto nas pernas.
 
De acordo com o especialista, as altas temperaturas provocam a vasodilatação, ou seja, os vasos sanguíneos ficam mais dilatados. “Quando isso acontece, o retorno do sangue das pernas para o coração fica mais difícil. O sangue tende a se acumular nos membros inferiores, aumentando o inchaço e a sensação de peso”, explica Dr. Márcio.
 
As varizes, veias dilatadas e tortuosas, podem se tornar mais visíveis nesse período, tanto pelo calor quanto pela vasodilatação natural do organismo. Para quem já convive com insuficiência venosa crônica, os sintomas podem se intensificar. “Além da estética, é importante observar os sinais do corpo. Dor, sensação de ardência e câimbras são indicativos de que há algo de errado com a circulação e merecem avaliação”, orienta o cirurgião vascular.
 
Outro fator comum nos dias quentes é a retenção de líquidos, que aumenta o inchaço e pode dificultar atividades simples do dia a dia. Ficar em pé por longos períodos, sedentarismo e sobrepeso também agravam o quadro.
 
Dr. Márcio reforça que não se trata de um problema exclusivamente feminino, “homens também sofrem com varizes e má circulação, mas tendem a buscar menos ajuda médica. Identificar e tratar cedo pode evitar complicações mais sérias, como tromboses e úlceras varicosas”.
 
Para aliviar os sintomas no calor, algumas medidas simples podem ajudar a reduzir o desconforto, como movimentar-se regularmente, evitando longos períodos sentado ou em pé parado; manter as pernas elevadas sempre que possível; aplicar compressas frias para reduzir o inchaço; manter uma boa hidratação e apostar em uma alimentação equilibrada. Além disso, o uso de meias de compressão pode ser indicado em alguns casos, e a prática de exercícios físicos, como caminhada e hidroginástica, contribui para estimular o retorno venoso.
 
Se os sintomas forem recorrentes ou impactarem a qualidade de vida, a orientação é consultar um cirurgião vascular para receber avaliação e tratamento adequados, que podem incluir procedimentos modernos e minimamente invasivos. “O verão não precisa ser sinônimo de sofrimento. Com acompanhamento e cuidados, é possível viver a estação com mais leveza”, destaca o Dr. Márcio.
 
(Por: Press Manager)