
Na trilha do sucesso de edições anteriores, a exposição ‘Arte in África’ aterrissa na Atalaia Nova (Barra dos Coqueiros) a partir desta quinta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, com esmerada curadoria assinada pelo colecionador Guga Viana.
O melhor da arte e tradições do ‘Continente Mãe’ poderá ser visto e apreciado através de 150 obras divididas entre máscaras, objetos litúrgicos, pinturas, tecidos e objetos mortuários daquele continente, que revelam a força estética, espiritual e simbólica da arte africana. Muitas das peças têm uso tradicional em ritos, celebrações e práticas comunitárias, oferecendo ao visitante um mergulho direto nas culturas do Senegal, Benin, Costa do Marfim, Nigéria e outras regiões do continente.

A mostra reúne peças raras do acervo particular de Guga Viana, que construiu esse acervo ao longo de mais de 20 anos, vivendo em diversos países africanos e mergulhando nas expressões artísticas locais. Por meio desta exposição, ele compartilha objetos que vão muito além de obras: são testemunhos de rituais, fé, magia e memória cultural.
Segundo o curador Guga Viana, o objetivo da mostra é aproximar o público da ancestralidade africana presente na formação cultural brasileira. “Não há fronteira entre o sagrado e o cotidiano na arte africana. Cada peça carrega história, identidade e espiritualidade. A exposição é um convite ao respeito e à valorização dessas tradições”, revela.
Além da exibição do acervo, fincado na Praça Governador Valadares, 103, Atalaia Nova (Barra dos Coqueiros), a programação inclui monitoria cultural, possibilitando aos visitantes, admiradores, escolas, estudiosos, pesquisadores e afins, compreender os significados, rituais e usos de cada objeto.
A exposição ‘Arte in África’, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal da Barra dos Coqueiros e da Secretaria de Educação e Cultura da Barra dos Coqueiros, será aberta nesta quinta-feira, dia 20 de novembro, e a visitação acontece durante a semana, sempre das 14h às 20h. Ressaltamos que as escolas e grupos podem agendar visitas mediadas através do tel. (79) 99985-3144. Não deixe de visitar!
Sobre o colecionador e marchand
Guga Viana é colecionador e marchand com vasta experiência em arte africana. Estudou História da Arte na França e morou por longos períodos em países africanos, o que lhe permitiu construir um acervo rico e diversificado. Ele tem usado suas coleções para criar pontes culturais, promovendo exposições que valorizam a ancestralidade africana e seus significados.