
A capital sergipana está em festa com a aterrissagem da terceira edição da 'Semana da Sergipanidade', evento que transforma a Praça Fausto Cardoso num grande centro cultural a céu aberto. O evento, que faz parte do calendário das grandes celebrações de Sergipe, reúne manifestações populares, música, dança, gastronomia, artesanato, turismo, memória afetiva e identitária, valorizando o que há de mais genuíno no estado.
Com o objetivo de fortalecer a identidade cultural sergipana, resgatar tradições, estimular a economia criativa e despertar o orgulho pelo território, a 'Semana da Sergipanidade' promove atividades formativas, apresentações artísticas, expressões populares, cultura alimentar e experiências que aproximam o público da história e dos símbolos culturais do estado. A iniciativa também cumpre papel social relevante, ao gerar renda, divulgar talentos locais e impulsionar o turismo interno, fazendo com que o sergipano redescubra o próprio estado.
Esta edição 2025 está contando com a participação dos municípios Barra dos Coqueiros, Propriá, Laranjeiras, Estância, Divina Pastora, São Cristóvão, Pacatuba, Cedro de São João, Santana do São Francisco, Boquim, Canindé de São Francisco, Nossa Senhora do Socorro, Propriá, Lagarto e Itaporanga D’Ajuda, que trazem seus artistas, tradições, símbolos e expressões culturais, reforçando a diversidade do território sergipano.
A Semana da Sergipanidade é uma realização do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, através do Conselho Empresarial de Turismo – Cetur, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, Governo do Estado de Sergipe e Ministério da Cultura, prefeituras dos municípios participantes. Com apoio da Abrasel, Energisa e Funcap, e conta com o patrocínio da Eneva e do Banco do Nordeste — Governo do Brasil.
Confira a programação deste final de semana:
Dia 25 de outubro (sábado)
Às 15h – Espetáculo Infantil As Histórias da Lua
Às 16h – O Palhaço Mágico – Magiclown
Às 17h – Banda Infantil Sol Kids
Às 18h – Cortejo Bom Jesus dos Navegantes – Propriá
Às 18h30 – Samba de Pareia – Laranjeiras
Às 19h – Repente – Estância
Às 19h30 – Batucada – Estância
Às 20h – Trio Pé de Serra – Estância
Das 21h às 22h – Barco de Fogo e Espadas – Estância
Dia 26 de outubro (domingo)
Às 16h – As Lavadeiras – Propriá
Às 16h30 – Pestinha do Acordeon
Às 17h30 – Samba de Roda – Divina Pastora
Às 18h – Maculelê – Divina Pastora
Às 18h30 – Capoeira – Divina Pastora
Às 19h – Chegando Mirim – Divina Pastora
Às 19h30 – Dudu do Acordeon
Às 20h30 – Flor de Liz