PUBLICIDADE

Banner

Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo

Indígenas.jpg

 
Neste sábado, 9 de agosto, é comemorado o 'Dia Internacional dos Povos Indígenas', uma data evocativa dos povos originários de todo o mundo - não somente das Américas, mas de todos os outros continentes.
 
Além de conscientizar sobre as necessidades desses grupos, o Dia destaca os direitos dos povos indígenas de tomar suas próprias decisões e executá-las de maneiras que sejam significativas e culturalmente apropriadas para eles.
 
Estima-se que existam 476 milhões de povos indígenas no mundo. Eles representam menos de 6% da população mundial, mas representam pelo menos 15% dos mais pobres do planeta. Os povos indígenas representam mais de 5.000 culturas diferentes em mais de 90 países.
 
História
 
O 'Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo' foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 1994, para ser celebrado todos os anos, durante a primeira 'Década Internacional dos Povos Indígenas do Mundo' (1995-2004). Em 2004, a Assembleia proclamou a Segunda Década Internacional, de 2005 a 2015, com o tema 'Uma Década para Ação e Dignidade'. Pessoas de diferentes nações são incentivadas a participar da comemoração dessa data e divulgar a mensagem da ONU sobre os povos indígenas. As atividades podem incluir fóruns educacionais e atividades em sala de aula para obter uma apreciação e uma melhor compreensão dos povos indígenas.
 
A data marca o dia da primeira reunião, em 1982, do Grupo de Trabalho da ONU sobre Populações Indígenas da Subcomissão de Promoção e Proteção dos Direitos Humanos, realizada em Genebra.