PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Neusa Borges

Neusa Borges 2.jpg

 
Neusa Maria da Silva Borges, mais conhecida como Neusa Borges, é uma atriz nascida em Florianópolis que se tornou conhecida em todo o país pelos vários personagens de destaque que interpretou na televisão brasileira. Artista profícua, é reconhecida como uma das maiores atrizes do país e uma das expoentes da cultura afro-brasileira. 
Ela começou sua carreira em São Paulo, como crooner de orquestra, em casas noturnas. Trabalhou com grandes maestros como Clóvis Lima e Salgado Filho, sempre cantando e dançando.
Mas, Borges fez sua estreia profissional na peça Hair (1969), montagem do musical da Broadway que lhe rendeu muitos elogios e um prêmio de revelação. Desde então, tornou-se uma operária do teatro integrando diversas produções de aclamação da crítica. No teatro, destacou-se em A Capital Federal (1972), A Parede (1973), Mariquinha e José de Souza Leão (1974), Inferno e Sertão (1976), São Jorge Contra os Invasores da Lua (1976), A Ópera do Malandro (1978) e Tempo Bom (1980).
Na televisão, sua estreia ocorreu em 1972 em uma participação na novela Vitória Bonelli, da TV Tupi. Em telenovelas, Borges teve personagens importantes em Escrava Isaura (1976), Sinhazinha Flô (1977), Dancin' Days (1978), Carmem (1987), De Corpo e Alma (1992), pela qual recebeu um APCA, Quatro por Quatro(1994), A Indomada (1997), O Clone (2001), América (2005), Araguaia (2011), A Vida da Gente (2011) e Salve Jorge (2012). No entanto, nas séries, em especial de comédia, também ganhou destaque, como em Casa de Irene (1983), Rosa dos Rumos (1990), Sob Pressão (2019), Auto Posto (2020), Encantado's (2022) e Histórias (Im)Possíveis (2023).
A atriz é presença constante em tramas assinadas pela escritora Glória Perez. Com ela atuou em 'Carmem', 'De Corpo e Alma', 'O Clone', 'Caminho das Índias', 'Amazônia', 'América' e 'Salve Jorge'.
Ao todo, Neusa Borges soma mais de 60 anos de carreira e dezenas de prêmios, entre eles a Ordem de Tiradentes.
No ano de 2009, participou do clipe da música "Dona Cila", de Maria Gadú. No ano seguinte, deu vida a frentista Bernadete, na série 'Auto Posto'.
No cinema, fez seu primeiro trabalho no romance A Moreninha (1970), mas ganhou maior reconhecimento no drama erótico A Carne (1955). Borges é reconhecida pela versatilidade, tendo atuado nos mais diversos gêneros, com destaque em Bacalhau (1975), Um Crime Nobre (2001), Uma Vida em Segredo (2001), O Herói (2004), Polaróides Urbanas (2008) e Mussum, o Filmis (2023), pelo qual recebeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante pelo Festival de Gramado.
Neusa chamou atenção por vir à público diversas vezes pedir trabalho para os autores e diretores de novelas. A atriz não possui contrato fixo com nenhuma emissora.
Atualmente, Neusa Borges está dando vida ao personagem Tia Ambrósia, na série global 'Encantado´s', e na noite desta sexta-feira, dia 16 de maio, a icônica atriz estará sendo homenageada na TV Globo no especial 'Tributo'. 
Através de uma amiga em comum, Neusa Borges bateu um papo com o BACANUDO.COM, onde citou algumas das suas preferências do dia a dia. Conheça!
 
*Meu livro – De orações.
*Meu filme – "E o Vento Levou", dirigido por Victor Fleming.
*Minha música – Todas que gosto.
*Minha cidade – Salvador.
*Minha cara - Linda.
*Minha bebida – Cerveja Skol.
*Minha comida – Japonesa. Adoro!
*Minha estação do ano - O Verão. 
*Meu paraíso – A minha cama.
*Minha fraqueza - Comer doce. 
*Meu pecado – Amar quem não merece.
*Meu vício - Cerva gelada.
*Meu medo – De cobra.
*Minha flor - Papoula. 
*Meu esporte - Futebol e voley.
*Meu lazer – Pagode.
*Minha etiqueta - Tranquilidade. 
*Meu cheiro - De lavanda. 
*Meu ídolo – Não tenho.
*Meu sonho – Trabalhar muito.
*Minha inspiração – A minha mãe. 
*Meu arrependimento – Ter gravado a música 'Folhetim'.
*Meu compositor – Lupicínio Rodrigues e Arlindo Cruz.
*Meu restaurante – Churrascaria.
*Minha paisagem – O mar.
*Minha indiferença - Pra gente antipática. 
*Meu exagero - Casa limpa.
*Minha impaciência – Pra gente burra e pra fila. 
*Meu lugar no mundo – No meu quarto.
*Meu lugar na casa – No meu quarto.