Paulista, naturalizado sergipano, o artista visual Fabio Sampaio foi uma das estrelas da exposição de abertura da 'Bienal Internacional de Arte de Gaia 2025', evento que aconteceu no último final de semana na cidade de Vila Nova de Gaia, em Portugal. A programação segue até o dia 12 de julho, com polos em 14 cidades portuguesas e espanholas, perfazendo 51 exposições, sendo 25 coletivas, com 250 artistas participantes.
Batizada “Guarda-Bolo/Picolé de Sol”, a obra de Fabio Sampaio é dedicada a fragmentos de um encontro imaginário entre a natureza e o urbano, que se fundem em um mapa simbólico, onde localidades à beira mar se misturam com elementos da poética visual desse artista por meio do processo que ele chama de autotransplante.
Para o artista, ter um trabalho selecionado numa Bienal internacional reforça a sintonia do seu pensamento com o que está acontecendo na arte mundial. “É uma satisfação enorme testemunhar o esforço do meu raciocínio artístico ser integrado a territórios cosmopolitas como este de Gaia”. Salve!