(Foto: Divulgação)
Formada em Comunicação Social, Luzia Moraes é jornalista, produtora cultural, ativista humanitária e escritora. No seu currículo profissional constam a produção de festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos realizados em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica.
Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou no carro alegórico da escola de samba 'Portela', no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola 'Mocidade Alegre', em São Paulo, no 4º carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", Perspectivas em Movimento, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”.
Na tradicional 'Festa de Yemanjá', realizou a ação do 'Balaio Ecológico' e foi madrinha do 'Bloco da Cidadania' e do 'Bloco Amigos do Rio Vermelho – Amarv', além de também ter e representado Yemanjá do Réveillon da Barra, no Bar do Habeas Copos, conduzindo o Cortejo com a consagrada Banda do Habeas e seu anfitrião Sérgio Bezerra (2015).
Realizou em parceria com o produtor Eduardo Gomes o 'Trio The Voice Brasil' (2013, 2014 e 2015), em Salvador. Idealizou o Projeto Arte no Buteco em parceria com o maior concurso de comida de raiz do Brasil, o 'Comida di Buteco', levando artistas visuais para os bares de Salvador, desde 2012, durante cinco anos consecutivos.
Luzia idealizou também o 'Projeto Árvore Sustentável' em parceria com a 'Campanha Natal Sem Fome', levando conscientização ambiental para as crianças. Idealizou o evento 'Comidinha de Panela', famoso pelo Sarau, toda às terças, na Casa da Mãe do Rio Vermelho. Já assinou como produtora, álbuns de música, DVD's, site, livros, videoclipes, entre outros.
Foi homenageada no Projeto 'Veja Cultura' da Produtora Júnior da Facom – UFBa (Universidade Federal da Bahia) como – 'Caso de Sucesso na Área de Comunicação', no auditório da Facom (Campus de Ondina). Foi Homenageada na 2ª Edição do Mosaico Redivivo de História(s) da Educação: Homenagem a Semana de Arte Moderna de 1922, no âmbito da IIIª Jornada Pedagógica do Departamento de Educação do Campus I da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, pelo seu destaque no segmento da Cultura.
Seu feito mais importante foi ter escrito o livro 'Bembé do Mercado: 13 de Maio em Santo Amaro', através do Ministério da Cultura, em comemoração aos 120 anos do festejo no Brasil, tombado em 2012 pelo Patrimônio Histórico.
Atualmente, Luzia Moraes participa de diversos projetos de arte, cultura e socioambientais. Entrevistada pelo BACANUDO.COM, a multifacetada profisional de Comunicação e eventos, citou algumas das suas preferências do cotidiano. Conheça!
*Meu livro - "Ramsés", escrito por Christian Jacq. (li todos)
*Meu filme - "A Cor Púrpura", dirigido por Blitz Bazawule. (nunca chorei tanto)
*Minha música - "Suíte do Pescador", de Dorival Caymmi.
*Minha cidade - Paris. (é o lugar que mais respira arte que eu conheço)
*Minha cara - Minha atual collab "Luzia Moraes" de óculos escuros com a ShayraModel, em São Paulo.
*Minha bebida - Bloody Mary, drink que combina suco de tomate e vodka. (tem um em minha homenagem em Viena, na Áustria)
*Minha comida - Pirão, seja do que for. (amo)
*Minha estação do ano - O verão.
*Meu paraíso - A Praia do Forte, na Bahia.
*Minha fraqueza - Ainda ser pouco audível, buscando sempre ouvir mais e falar menos.
*Meu pecado - Certas vaidades ainda, principalmente profissionais.
*Meu vício - Café, café, café.
*Meu medo - Não ter entendido nada e ser medíocre.
*Minha flor - Orquídea.
*Meu esporte - Capoeira. (acho lindo)
*Meu lazer - Ver vídeos de autoconhecimento, lei da atração inclusive. (rs)
*Minha etiqueta (comportamento) - Silenciar, é além de elegante, sábio.
*Meu cheiro - De Mirra.
*Meu ídolo - Ailton Krenack, líder indígena.
*Meu sonho - Minha Casa toda sustentável (bio construção e integrada ao meio ambiente), muito verde.
*Minha inspiração - O conhecimento dos povos originários.
*Meu arrependimento - Ter sido muito impulsiva quando jovem.
*Meu compositor - Dori Caymmi.
*Meu restaurante - Restaurante de Dona Suzana, no Solar do Unhão, em Salvador (BA).
*Minha paisagem - O mar, sempre.
*Minha indiferença - Para síndrome de superioridade. É muito bobo!
*Meu exagero - Minha busca pelos mistérios da existência.
*Minha impaciência - Filas (esperar), ainda um desafio.
*Meu lugar no mundo - São Paulo, mas nosso lugar sempre será no coração de quem amamos (é o que acredito).
*Meu lugar na casa - Na minha varanda com minhas plantas.