PUBLICIDADE

Banner

Demarcação Já!

Mosaico indígena.jpg

Mosaico com artistas participantes do projeto


 
Escrita por Carlos Rennó em parceria com Chico César, foi criada uma canção para integrar um projeto do Greenpeace em parceria com as organizações Instituto Socioambiental - ISA-, e Bem-Te-Vi Diversidade, batizada "Demarcação Já". Como forma de apoio aos direitos indígenas, sobretudo a garantia de seus territórios, um seleto grupo composto por mais de 25 artistas de renome, entre eles Gilberto Gil, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Arnaldo Antunes, Elza Soares, Criolo, Lenine, Zélia Duncan, Zeca Baleiro e Nando Reis, dão voz à música. Tudo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - Apib-, e as produtoras Cinedelia e O2 Filmes. Com mais de 100 versos divididos em 21 partes, a música foi lançada na última segunda-feira, 24, com clipe de 15 minutos de duração, do diretor André D´Elia e como parte da Semana de Mobilização Nacional Indígena em Brasília. 
“A canção parte de um espírito solidário em relação a esses povos, que muitas vezes são tão ignorados por parte da nossa sociedade para expressar as implicações disso para o restante da humanidade e para o mundo”, afirma Rennó. Para Gilberto Gil, “Demarcação já” é um chamamento, “é um grito de luta”, diz ele, que surge no momento em que os direitos indígenas estariam sendo atacados na forma de projetos de lei em tramitação no Congresso e medidas administrativas que propõem dificultar as regras para a demarcação de terras indígenas.
Segundo dados do ISA, há no território brasileiro mais de 250 povos indígenas, falantes de mais de 150 línguas diferentes. Ainda segundo dados do instituto, estima-se que na época da chegada dos europeus fossem mais de mil povos, somando entre 2 e 4 milhões de pessoas. Salve!