PUBLICIDADE

Banner

A Blitz Cultural acontecerá em bairros de Aracaju e Laranjeiras

Blitz_Cultural_Divulgacao.jpeg

(Foto: Divulgação)


 
De 11 a 18 de abril, a 8ª edição da 'Blitz Cultural' levará uma vasta programação musical e teatral para os bairros América, Bugio e centro da cidade, em Aracaju (SE), e para a Praça da Matriz e o Povoado Mussuca em Laranjeiras (SE). O festival de arte é realizado pelo grupo sergipano de teatro 'Boca de Cena' e, pela primeira vez, acontecerá também em um município do interior do estado.
 
Com o propósito de incentivar a população a 'Parar, Pensar e Refletir Arte', o projeto itinerante promove apresentações e performances teatrais, shows, oficinas e outras intervenções artísticas em comunidades tornadas “periféricas”, para promover o acesso gratuito às artes e à cultura. Quase toda a programação é realizada em espaços públicos, como praças e ruas das cidades.
 
Além da realização, inédita, de parte da programação fora de Aracaju, a 8ª edição da Blitz Cultural contará com a participação especial de três grupos de teatro do Rio Grande do Norte, o Clowns de Shakespeare, o Facetas e o Asavessa, que juntos apresentarão o espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar”, com direção do premiado diretor Fernando Yamamoto. A peça, que já foi apresentada mais de 50 vezes desde a sua estreia em 2022, é baseada na clássica obra Ubu Rei, do poeta, romancista e dramaturgo francês, Alfred Jarry.
 
Programação
 
Na programação da 'Blitz Cultural', o grupo potiguar Clowns de Shakespeare também ministrará a oficina “Princípios do Teatro Popular e de Rua”, tanto na capital do Estado quanto em Laranjeiras. Em Aracaju (SE), o curso acontecerá no Centro de Cultura e Arte – Cultart da Universidade Federal de Sergipe (UFS), nos dias 11 e 12 de abril; em Laranjeiras, as aulas serão realizadas no Clube Recreativo de Laranjeiras nos dias 15 e 16 de abril. As inscrições podem ser realizadas no link disponibilizado no perfil do Instagram @teatroclowns .
 
Já as apresentações ao público começarão na quinta-feira, 11, com a performance “Rio Sim” da dramaturga Euler Lopes, às 14 horas e às 15h30, no Museu da Gente Sergipana. Na sexta-feira, 12, a partir das 17h30, a Praça Tancredo de Almeida Neves, no bairro América, será palco para os shows musicais de Lucy “A Playboyzinha” e de Oduma, com participação de Patrícia Polayne. Às 20h10, a poeta Ilmara Souza declamará poesias de Santo Souza e, em seguida, o público poderá assistir ao espetáculo “Os Cavaleiros da Triste Figura”, do Grupo Boca de Cena.
 
No sábado, 13, também a partir das 17h30, no Museu da Gente Sergipana, a programação contará com a apresentação circense da Trupekadabra e show da cantora Patrícia Polayne, seguidos pelo espetáculo teatral “Ubu: o que é bom tem que continuar”, com os grupos do Rio Grande do Norte Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa.
 
No domingo, 14, às 9h, o dia cultural começará na feira livre do Bugio, com a intervenção “Rádio Fera”, com os artistas Paula Auday, Roney David e Sâmara Gardênia. À tarde, a partir das 17h, na Praça Osvaldo Mendonça, no final de linha do bairro, acontecem a intervenção circense da Companhia Saurus, o show musical Oito Cotovelos, a performance “A Dama de Vermelho” , com Rogério Alves, além de uma nova apresentação do espetáculo trazido pelos três grupos potiguares.
 
Na quarta-feira, 17, e na quinta-feira, 18, a 'Blitz Cultural' aterrissa em Laranjeiras. No primeiro dia, acontecerão as apresentações da companhia circense Saurus e do espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar”, com os grupos Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa. A atração musical ficará por conta do cantor Jão Luis, com participação de Rafael Costa.
 
No segundo dia, a população do povoado Mussuca, poderá curtir a intervenção circense da Companhia Saurus, além do espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar” e o show do cantor Rafael Costa.
 
(Por: Assessoria)