PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Gil Monteiro

Gil Monteiro.jpg

(Foto: Divulgação)


 

Simplicidade, ousadia, uma voz suave, forte e inconfundível. Canções que expressam uma entrega total a Deus. Esses são alguns dos atributos de um dos maiores talentos da nova geração da música católica brasileira: Gil Monteiro.
Paranaense de Rio Branco do Sul, se interessou pela Igreja e pela música logo cedo, aprendendo violão logo aos 10 anos de idade, sempre atuando com música na paróquia, grupos de jovens e grupos de oração.
Aos 19 anos, saiu do Paraná e foi morar em São José dos Campos/SP, onde começou a estudar música e concluiu sua formação como engenheiro civil. Lá passou a integrar a banda do cantor e compositor Walmir Alencar. Em 2004, participou das gravações como backing vocal do último CD solo do cantor, o álbum 'Onde Está teu irmão'. Em 2005, integrou a primeira formação do Ministério Adoração e Vida, com o qual emplacou o seu primeiro sucesso como compositor: a canção 'O Céu se abre', faixa tema do CD de estreia do grupo, lançado no mesmo ano.
Depois de quatro anos no ministério, em 2008 decidiu deixar o grupo e seguir carreira solo. Nesse período fez alguns shows com a Banda Vida Reluz, substituindo alguns integrantes. Em 2010, participou do projeto Louvor Acúsitico, que reúne novos talentos cantando clássicos da música católica. Em 2011 o cantor lançou seu primeiro trabalho solo, o álbum 'Amanheceu', que emplacou os sucessos 'Se eu louvar' e 'Tão perto de mim'. Pelo trabalho realizado no disco, naquele ano Gil Monteiro foi indicado ao prêmio de cantor revelação na terceira edição do Troféu Louvemos ao Senhor.
No ano seguinte, mais indicações ao prêmio: Melhor Cantor e Canção Litúrgica. A partir de 2012, o cantor passou a fazer missões internacionais, ministrando encontros na Inglaterra, Uruguai, além de diversas cidades dos Estados Unidos.
O segundo trabalho veio em 2014, lançado pela Gravadora Canção Nova. O álbum 'Respirar' trouxe a experiência do ao vivo para a discografiade Gil Monteiro, cativando o público com uma ambiência de espiritualidade profunda e intimidade com Deus. O disco emplacou os sucessos 'Se o teu sangue' e a faixa tema 'Respirar'. O álbum rendeu três indicações ao Troféu Louvemos 2015: Gravação do Ano, Álbum Pop e Álbum Independente.
Em 2018 lançou o projeto Gil Monteiro - LadoA - LadoE. O LadoA do projeto possui seis canções ao vivo, gravadas em sua cidade natal, seguindo a mesma atmosfera de adoração presente no trabalho anterior. Dessa vez regravou as músicas 'O céu se abre' e Além do véu', duas composições suas que ficaram conhecidas por causa do Ministério Adoração e Vida, contando com a participação especial do cantor Tony Allison. O LadoE do projeto possui cinco canções inéditas gravadas em estúdio, mostrando toda a versatilidade em belas interpretações. Destacam-se as canções 'Derramar meu louvor' e 'O mesmo pão'. Por este trabalho Gil Monteiro foi indicado em diversas categorias no Troféu Louvemos o Senhor, e foi premiado como intérprete masculino do ano.
Em 2020 lançou o single 'Vamos Voar', música sensível pra tratar o tema da perda de alguém, especialmente durante a pandemia. Em 2021 lançou o single 'Corro pro Pai', uma versão em protuguês de uma música do cantor americanno Matt Maher.
Em 2022 iniciou um projeto diferente, agora como apresentador do programa Gil Monteiro - POR AÍ, na TV Evangelizar, todas as sextas-feiras à noite, mostrando lugares e personagens do Brasil por uma perspectiva sempre descontraída, misturando cultura, turismo, fé e vida! Ainda em 2022, o artista lançou o projeto 'Gravidade', com canções e vídeos clips inéditos, trazendo luz principalmente sobre o tema LGBTQIA+ dentro da perspectiva cristã, ao assumir publicamnete sua orientação sexual e seu casamento homoafetivo, em meio ao lançamento da canção 'Cor do Amor'.
Sendo sempre nome presente nos principais eventos de música católica no Brasil, Gil Monteiro vai se firmando como um dos grandes nomes da música crsitã brasileira.
Entrevistado pelo Bacanudo.com, o artista citou algumas da suas predileções cotidianas. Leia!  

 
*Meu livro - "A Viagem de Théo", de Cathérine Clement.
*Meu filme - "Batman" (trilogia do diretor Christopher Nolan).
*Minha música - "I believe I can fly", de R. Kelly.
*Minha cidade - Vila de Corumbau, no sul da Bahia.
*Minha cara - Conversar bebendo vinhos.
*Minha bebida - Vinho tinto.
*Minha comida - Mineira.
*Minha estação do ano - A primavera.
*Meu paraíso - A minha casa.
*Minha fraqueza - Me comparar. 
*Meu pecado - Orgulho.
*Meu vício - Não tenho.
*Meu medo - De guerra, violência.
*Minha flor - Orquídeas.
*Meu esporte - Vôlei.
*Meu lazer - Pé na areia, caipirinha, água de coco, cervejinha…
*Minha etiqueta - Ser simpático e educado.
*Meu cheiro - Do perfume 'Invictus' de Paco Rabanne.
*Meu ídolo - Não tenho.
*Meu sonho - Envelhecer sábio.
*Minha inspiração - Henry Nowen.
*Meu arrependimento - Não tenho.
*Meu compositor - 'Tiago Arrais'.
*Meu restaurante - 'Tanit', em São Paulo.
*Minha paisagem - Serra do Itapety, da janela da sala de casa.
*Minha indiferença - Aos preconceitos.
*Meu exagero - No controle das coisas.
*Minha impaciência - Quando dependo dos outros.
*Meu lugar no mundo - Onde eu estiver em paz.
*Meu lugar na casa - Na sala/cozinha.