PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Daúde

Daúde.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Baiana nascida em Salvador, a cantora Daúde mudou-se para o Rio de janeiro aos 11 anos de idade. Estudou canto com o barítono Paulo Fortes na Escola de Música Villa-Lobos e artes cênicas na Escola Martins Pena. Formou-se em Letras, Português – Literatura, e é pós-graduada em História Africana.
Começou a carreira cantando em Teatro, e em casas noturnas, quando em 1995 foi convidada para gravar seu primeiro CD DAÚDE, conquistando a crítica especializada, e ganhando os prêmios Sharp de Música e APCA (Associação dos Críticos de Arte de São Paulo), e dos leitores do Jornal do Brasil.
Em 1997 lançou DAÚDE #2, seu segundo CD. Em 1999 lançou SIMBORA, um CD de remix onde a artista reuniu músicas dos seus primeiros álbuns, tendo como objetivo vincular as novas interpretações ao prazer de dançar. A sonoridade deste CD funde definitivamente a música de Daúde, a MPB e aos recursos usados na música eletrônica, afirmando a importância de produtores musicais e DJs como artistas criativos e necessários nesta atual cena musical.
Daúde foi a primeira brasileira a ser contratada pelo selo Real World pertencente ao músico Peter Gabriel. Seu penúltimo álbum, NEGUINHA, TE AMO, homenageou as mulheres e colaborou para que o público internacional tivesse outra visão da música brasileira, transcendendo clichês estabelecidos ou estereótipos tropicais.
Tradição, modernidade e espontaneidade tem sido a linha mestra da sua trajetória, que equilibra a herança musical afro-brasileira com uma coerente coleção de referências do mundo pop.
Com mais de 25 anos de carreira, quatro CDs bem sucedidos e dois de Remix, Daúde tem reconhecimento nacional e internacional, por levar ao público uma sonoridade brasileira que passeia por um mix de gêneros - do samba ao rap, do jongo à MPB - e por sua forte presença de palco, em shows dançantes que chegam às raias do teatral.
Seus CDs foram difundidos e recomendados por grandes rádios, como as francesas Nova, Europe 1, Fipe, e lojas especializadas internacionais, como FNAC, Towers Records e Virgin Megastore. Realiza turnês pelo Brasil e exterior, em países como Estados Unidos, Noruega, Dinamarca, Holanda, França, Bélgica, Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Turquia, Espanha e Portugal. Apresenta-se em prestigiados festivais, como Summer Stage Festival (Nova York), Roskild Festival (Copenhagen), Festival de Montreux e Palais de Beaux – Arts (Bruxelas) e palcos como o legendário Hollywood Bowl (Los Angeles).
Em 2015 Daúde lança seu novo CD intitulado CÓDIGO DAÚDE, com produção executiva e arranjos da própria, com participações iluminadas de artistas como Nelson Sargento, Marcos Valle e Alceu Valença. 
Atualmente Daúde está em studio formatando um novo show, em ensaios constantes, onde irá interpretar músicas de grandes artistas nacionais de todos os tempos, e os fãs já estão ansiosos por este novo espetáculo que certamente resultará em um novo trabalho, sempre mantendo a linha da tradição, modernidade e espontaneidade que são tônicas da sua trajetória artística.
Entrevistada pelo Bacanudo.com, Daúde oferece um refresco para a sua legião de saudosos fãs citando algumas das suas preferências do dia-a-dia. Daúde é show!
 
*Meu livro – "O Livro dos Espíritos", de Allan Kardek.
*Meu filme – "O Iluminado", de Stanley Kubrick.
*Minha música – "Eta na Mulher", de 'Carlinhos Brown' e 'Alain Tavares'.
*Minha cidade – O Rio de Janeiro.
*Minha cara – Paz.
*Minha bebida – Vinho Rosé.
*Minha comida – Feijoada.
*Minha estação do ano – A primavera.
*Meu paraíso – A natureza. 
*Minha fraqueza – Sou louca por doce.
*Meu pecado – O da gula.
*Meu vício – Trabalhar.
*Meu medo – Da violência.
*Minha flor – Flor do campo.
*Meu esporte - Natação.
*Meu lazer – Caminhada.
*Minha etiqueta – Educação.
*Meu cheiro – De lavanda.
*Meu ídolo Robert De Niro
*Meu sonho – Um país justo.
*Minha inspiração - Eu mesma.
*Meu arrependimento – Não tenho.
*Meu compositor – 'Chico Buarque'.
*Meu restaurante – O que tem comida boa.
*Minha paisagem – Montanha. 
*Minha indiferença – Para gente falsa.
*Meu exagero – Me preocupo demais.
*Minha impaciência – Com gente medíocre.
*Meu lugar no mundo – Onde encontro pessoas queridas.
*Meu lugar na casa – A minha varanda.