PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Narjara Turetta

Narjara Turetta capa.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Paulistana de nascimento, Narjara Turetta é uma atriz, dubladora e youtuber brasileira. Ela iniciou a carreira em 1971 fazendo monólogos e apresentando os palhaços Arrelia e Pimentinha no programa de Durval de Souza, 'A Grande Gincana', na TV Record- SP, além de ter participado também do quadro do programa Raul Gil, "As crianças querem saber", na mesma emissora e , em 1975, ainda na TV Record, fez vários quadros no programa infantil 'Essa Gente Inocente'. 
Em 1976, aos 9 anos de idade, fez a sua estreia em novelas ao lado de Paulo Goulart na telenovela 'Papai Coração', como protagonista. No ano seguinte é contratada pela TVS de Silvio Santos e participa de duas produções, uma novelinha de 5 capítulos 'Um pedaço de papel' e outra novela de 60 capítulos 'Solar Paraíso'.
Em 1978 voltou para TV Tupi e fez a novela 'Salário Mínimo', mas é vivendo a personagem Elisa, na TV Globo, interpretando a filha de Malu (Regina Duarte) na série 'Malu Mulher' (1979), que Narjara conquista fama e reconhecimento por todo o Brasil e internacionalmente, obtendo o troféu APCA de atriz revelação no ano seguinte.
Em outubro de 1979 é convidada para participar do especial 'Mulher 80', transmitido pela Rede Globo, revelando-se como cantora num dueto da música Feminina com o consagrado grupo Quarteto em Cy. Não tardou e Narjara emendou uma série de trabalhos televisivos, atuando em novelas consagradas como 'Baila Comigo' (1981), 'O Homem Proibido' (1982), 'Amor com Amor se Paga' (1984), onde interpretou sua primeira vilã, 'Selva de Pedra' (1986), 'Direito de Amar' (1987) e 'O Salvador da Pátria' (1989), onde interpreta a polêmica personagem Rafaela, com o qual obteve a sua segunda indicação ao prêmio APCA. Mantida por contrato sólido e com emprego garantido na televisão, passa a conciliar sua carreira de atriz no teatro encenando peças de João Bethencourt e outros autores contemporâneos.
Depois de atuar em 'Gente Fina', no ano de 1990, os convites para trabalhar na televisão foram diminuindo, o que levou a atriz, anos mais tarde, em 1999, a pedir emprego em programas de TV. Apesar disso, no decorrer da década de 1990, participou de três episódios do 'Você Decide' e de um episódio da novela infantil 'Caça Talentos'. 
Em 2000 integrou o elenco da novela 'Vidas Cruzadas', da TV Record. Os convites não aparecem e a crise financeira a obriga mudar de ramo: em 2001 escreve para uma empresa particular e ganha um carrinho de água de coco, com o qual passou a trabalhar numa rua de Copacabana, no Rio de Janeiro ao lado da mãe.
Em maio de 2006 passa a trabalhar como dubladora e neste mesmo ano, retornou à televisão a convite de Jayme Monjardim para participar da novela 'Páginas da Vida', no papel de Inezita, a governanta de Tônia (Sônia Braga).
Em 2007 volta à mídia e gravou uma participação especial no programa 'Turma do Didi'. Em 2010 teve sua estreia no cinema interpretando a personagem Mariana, no curta-metragem 'Disse Não Disse', dirigido por Victor Perales. No mesmo ano surge uma participação especial em 'Malhação ID.'e o convite feito por Jô Soares para uma entrevista.
Ao acompanhar o programa, o autor de novelas Walcyr Carrasco envia-lhe um convite pelo twitter para participar da novela 'Morde & Assopra'. Em 2011 retoma a carreira de atriz num dos papéis de destaque da trama, interpretando a personagem Lilian, ao lado das atrizes Elizabeth Savalla e Marina Ruy Barbosa. Integrou o elenco da novela 'Salve Jorge' (2012). Nesta mesma época passou a dar palestras sobre motivação e superação de desafios. Em 2015, foi contratada pela Rede Globo para ser Instrutora de Dramaturgia de 'Babilônia', ajudando atrizes a decorar textos.
Em outubro de 2017, a atriz retorna às novelas em 'O Outro Lado do Paraíso' (TV Globo), escrita por Walcyr Carrasco, trabalhando ao lado de Laura Cardoso, Mayana Neiva e Glória Pires.
Ainda em 2018 fez uma participação em um dos episódios da série 'Sob Pressão', mas esse episódio só foi ao ar em meados de 2019, no mesmo ano em que a atriz estava atuando na Record TV na macrossérie 'Jezabel', dando vida à personagem Dalila, mãe do profeta Eliseu. 
Nas eleições de 2004 candidatou-se a vereadora pelo PSDB no município do Rio de Janeiro, porém não foi eleita.
Agora, Narjara continua exercendo a profissão de dubladora, dá cursos online de interpretação e já ensaia a sua volta à dramaturgia com participações na TV, teatro e cinema.
Sempre risonha e alto astral, a atriz conversou com o Bacanudo.com e citou algumas preferências que povoam o seu jeito simples e lindo de ser. Conheça!
 
*Meu livro - "Quem mexeu no meu queijo", de Spencer Johnson.
*Meu filme - "Suplício de uma Saudade" (Love is a many splendore thing), de Henry King
*Minha musica - "Save a Prayer", do Duran Duran.
*Minha cidade - O Rio de Janeiro.
*Minha cara - Dormir.
*Minha bebida - Mojito.
*Minha comida - Massas.
*Minha estação do ano - A primavera.
*Meu paraíso - Minha casa.
*Minha fraqueza - Dormir demais.
*Meu pecado - A preguiça.
*Meu vício - Pipoca.
*Meu medo - De barata.
*Minha flor - Astromélia.
*Meu esporte - Nenhum.
*Meu lazer - Estar com amigos.
*Minha etiqueta - Não beijar as pessoas que estão comendo.
*Meu Cheiro - Doce/floral.
*Meu ídolo - 'Roberto Carlos'
*Meu sonho - Conhecer Londres.
*Minha inspiração - Meus pais.
*Meu arrependimento - Não tenho.
*Meu compositor - 'Lupicínio Rodrigues'.
*Meu restaurante - 'La Mole', no Rio de Janeiro.
*Minha paisagem - A Praia de Copacabana (RJ).
*Minha indiferença - Não tenho.
*Meu exagero - Chocolates.
*Minha impaciência - Com a burrice.
*Meu lugar no mundo - O Rio de Janeiro.
*Meu lugar na casa - Meu quarto.