PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Claudia Alencar

Claudia Alencar capa.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Paulistana de nascimento, Claudia Alencar ocupa o seu espaço nas artes brasileiras como atriz, artista plástica e escritora.
Bacharel Licenciada em Teatro pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), passando logo a lecionar Artes Cênicas, durante 5 anos, para o ensino Fundamental, Médio (Colégio Oswaldo Aranha e Instituto Alberto Conte) e Universitário (Faculdade Alcântara Machado). 
Chegou a cursar Ciências Sociais, também na USP, mas parou após quatro anos. Em 1964, aos 14 anos, Cláudia venceu o Concurso Nacional de Contos promovido pelo jornal Correio da Manhã. Concluiu créditos para doutorado na USP, mas deixou inacabada a tese, para brilhar nos palcos brasileiros. 
Em 1971 filiou-se à Aliança Libertadora Nacional (ALN), realizando peças teatrais contra a censura e denunciando as torturas feitas no regime militar. Em 1973, sob o governo do general Emílio Garrastazu Médici, foi presa enquanto lecionava no Colégio Oswaldo Aranha, e permaneceu 20 dias nas mãos da Operação Bandeirantes (OBAN), onde foi torturada com seus colegas de militância.
Claudia Alencar estreou em 1975 em um teleteatro da TV Cultura, como protagonista do 'Somos todos do Jardim da Infância', de Domingos de Oliveira. 
Desde então atuou em 36 novelas, 23 peças de teatro como; 'Tartufo', de Molière, com Paulo Autran; 'Tiro ao Alvo', com Marco Nanini; 'A Partilha', de Miguel Falabella; 'Quase 84', de Fauzi Arap; 'O Momento de Mariana Martins', de Leilah Assumpção; 'Os Inconquistáveis', de Mario Vargas Llosa, entre outras, além de atuar em 12 longas metragens. 
No ano de 1988, lançou seu primeiro livro: 'Maga Neón', pela Massao Ohno Editor. Em 2003 lançou sua coleção de joias “A Poesia É de Ouro”, em parceria com a joalheira Lea Nigri. A seguir, lançou sua segunda Coleção de Joias “Chacras” em parceria com a joalheria Rox Scozzy. 
Tem seis livros publicados: quatro de poesias, dois de pesquisas teatrais, e está em quatro antologias poéticas. Nas artes plásticas tem 11 aquarelas e pastéis de sua autoria.
Ao longo da carreira a bela e talentosa Claudia Alencar recebeu seis prêmios por suas atuações na Televisão, a exemplo do Prêmio Qualidade Brasil, por sua atuação em 'Esplendor', Rede Globo, no ano 2000. No Teatro recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo.
Um pouco afastada da telinha nos últimos anos, Claudia Alencar estará falando da sua carreira e história de vida neste sábado, 03 de julho, às 19h,como convidada especial do programa 'Entre-Vistas', pilotado pela jornalista Cyntia Menezes. 
Mas, antes de interagir na live, conheça as preferências dela no cotidiano. Claudia é show!
 
*Meu livro - "Sapiens: Uma breve história da humanidade, de Yuval Noah Harari.
*Meu filme - "Amacord", de Felinni.
*Minha música - "La Vie en Rose", com Edith Piaf.
*Minha cidade - Paris.
*Minha cara - Amar meus filhos e a minha arte.
*Minha bebida - Água de coco.
*Minha comida - Castanha de caju.
*Minha estação do ano - A primavera.
*Meu paraíso - Estar em paz comigo.
*Minha fraqueza - Ser impotente para acabar com as injustiças sociais.
*Meu pecado - As vezes não dominar as minhas emoçôes.
*Meu vício - Não tenho vícios.
*Meu medo - Que aconteça algo de ruím com meus filhos.
*Minha flor - Margarida.
*Meu esporte - Ginástica Olímpica.
*Meu lazer - Viajar.
*Minha etiqueta - (Não respondeu).
*Meu cheiro - De jasmim.
*Meu ídolo - 'Madre Teresa de Calcutá'.
*Meu sonho- Viver de arte.
*Minha inspiração - A minha mãe.
*Meu arrependimento - Não ter estado presente na hora da partida de minha mãe.
*Meu compositor - 'Tom Jobim'.
*Meu restaurante - 'Fasano'.
*Minha paisagem - O mar.
*Minha indiferença - Para as frivolidades da vida.
*Meu exagero - Ser emotiva.
*Minha impaciência - Com bagunça na casa.
*Meu lugar no mundo - Aqui e agora.
*Meu lugar na casa - Na minha varanda.