PUBLICIDADE

Banner

Sinais de convivência com um sociopata

PSICOPATA.jpg

(Foto: Reprodução)


 
Se quando você pensa em sociopata, pensa em assassinos em série de filmes, saiba que o sociopata é bem mais sutil do que esse comportamento. A psicopatia, ou distúrbio de personalidade antissocial, pode se manifestar de diversas maneiras, umas mais explícitas e outras mais disfarçadas. 
 
Os especialistas consideram que quem sofre deste distúrbio de personalidade tende a ser impulsivo, ignorar responsabilidades e, em muitos casos, não ter consciência.
 
Importa ressaltar que a sociopatia não é o mesmo que psicopatia. O Dr. Donald W. Black explica ao site Health que “teoricamente todos os psicopatas são antissociais, mas nem todos os antissociais são psicopatas.” Ele considera que a psicopatia é o caso mais extremo do comportamento antissocial.
 
Se você suspeita que alguém conhecido é um sociopata, conheça as nove principais características mais comuns destas pessoas:
 
1 - Falta de empatia – especial incapacidade de sentir remorso pelas suas ações;
 
2 - Dificuldade em criar laços emocionais e manter relações. Geralmente tendem a fingir ligações com as pessoas na sua vida e as relações são muitas vezes instáveis e caóticas.
 
3 - Manipulação constante. Os sociopatas tendem a conquistar as pessoas para seu próprio benefício ou divertimento. São manipuladores e podem explorar as pessoas à sua volta através de mentiras ou intimidação, numa manipulação constante que os caracteriza.
 
4 - Desonestidade. Os sociopatas têm a reputação de serem desonestos e traiçoeiros. Sentem-se muito confortáveis a manipular a mentira e a verdade à medida que isso lhes vais favorecendo.
 
5 - Insensibilidade. Alguns sociopatas podem até ser abertamente violentos ou agressivos. Mostram uma cruel falta de consideração pelas outras pessoas.
 
6 - Hostilidade. Não só são hostis, como tendem a interpretar o comportamento dos outros como hostil, o que lhes deixa ‘sedentos’ por vingança.
 
7 - Irresponsabilidade. Outra característica das pessoas que sofrem deste transtorno é um total desprezo pelas obrigações financeiras e sociais.
 
8 - Impulsividade. Todo mundo tem os seus momentos de impulsividade, mas para os sociopatas tomar decisões do momento sem pensar nas consequências faz parte do dia-a-dia. Eles têm muita dificuldade em fazer planos e ainda mais em cumpri-los.
 
9 - Comportamento de risco. A combinação de irresponsabilidade, impulsividade e a necessidade de prazer instantâneo, faz com que não seja surpreendente que os sociopatas se envolvam em comportamentos de risco – seja o consumo de álcool e drogas ou hobbies perigosos ligados à criminalidade.
 
(Fonte: NMBR)