PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Júlio Braga

Júlio Braga.JPG

(Foto: Divulgação)


 
O ator, diretor e produtor curitibano Júlio Braga, é o sétimo filho de uma família de artistas. Irmão da diva Sônia Braga, ele conta que acabou escolhido pela profissão, pois o desejo na verdade era cursar Medicina.
A história com as artes começa com a mãe, Zezé Braga que foi figurinista e costureira responsável por várias produções, tanto de cinema quanto de teatro. Todo o figurino da filha Sônia Braga em 'O Beijo da Mulher-Aranha' é assinado por Dona Zezé. Com os Dzi Croquettes, morou dois anos na França, cuidando do figurino e fazendo também o papel de mãe de todos.
Além de Júlio e dos irmaõs Hélio Braga (artista plástico), Maria Braga (produtora musical), Ana Braga (atriz), Sônia Braga (atriz), os sobrinhos Alice Braga (atriz), Rita Braga (produtora de cinema) e Fábio Braga (fotógrafo), também levam o sobrenome Braga adiante no cenário das artes.
Ele começou sua carreira em 1968 nos palcos de São Paulo, na peça 'Os Adolescentes', de Fernando Bruck e na sequência atuou em diversas peças teatrais, propagandas e filmes, tendo como mestre Eugênio Kusnet. Em 1973 mudou-se para o Rio de Janeiro dando continuidade à carreira artística. Participou de diversas novelas e seriados na TV Globo, além de filmes.
Em 1984, na TV Manchete, co-dirigiu com Mario Marcio Bandarra a novela 'Viver a Vida', de Manuel Carlos. No mesmo ano mudou-se para Olinda (PE) para criar com um grupo de amigos a primeira TV comunitária - TV VIVA, onde começou a produzir, dirigir, escrever, editar e finalizar programas e documentários para TV. Foram 64 prêmios nacionais e internacionais, com esse trabalho.
De volta ao Rio de Janeiro em 1988, retoma sua carreira de ator. No teatro participou de 'Hair', 'Jesus Cristo Superstar', 'Godspell', 'Mãe Coragem', 'La Conquista', 'Piaf', 'Uma Rosa Para Hitler', 'Juliu Cesar', dentre outros trabalhos.
Na televisão alguns destaques são: 'Plantão de Polícia', 'Bandidos da Falange', 'Tereza Batista', 'Amazônia', 'Anjo Mal', 'Meu Bem Querer', 'Porto dos Milagres', 'O Clone', 'Desejos de Mulher', 'Malhação', 'O Beijo do Vampiro', 'Floribella', 'Páginas da Vida', 'Paraíso Tropical', 'Além do Horizonte', 'José', 'Pecado Mortal', 'José do Egito', 'Vitória', 'República do Peru', 'Insônia', 'Ribanceira', 'Bruna Surfistinha' (série), 'Série Bíblica' (Cesgranrio), 'Brasil à Bordo' (standing), 'Apocalipse', 'Pega Pega', 'Tempo de Amar', 'Jesus'. 
O cinema também é uma paixão para Júlio Braga e foram várias as produções: 'Rio Babilônia', 'Bar Esperança', 'O Sol dos Amantes', 'Matou a Família e foi ao Cinema', 'Cheque-Mate', 'O Homem Nú', 'Villa-Lobos', 'JK - Bela noite para voar', 'Júlio César e Cleópatra', 'Até que a sorte nos separe', 'Casa da Mãe Joana 2', 'Sobre Anões e Cifrões' (curta), 'De Repente Eu Te Amo', 'Wilson Simonal', '91/2' (curta), 'Comercial Antarctica Coisa Boa', 'Crô 2' e 'Sai de Baixo - O Filme'.
Entre os anos 2000 e 2005 ministrou aulas de interpretação para crianças e adolescentes na Dèsir Model's descobrindo e lapidando vários talentos que hoje estão na mídia com grande repercussão profissional e reconhecimento nacional.
Foi mentor da primeira escola profissionalizente de atores ETA - Escola Técnica de Artes em Niterói, onde esteve à frente por dois anos. 
Na Interativa Web TV - primeira Televisão online do Rio de Janeiro -, atuou como diretor artístico antre 2005 e 2007. Ainda em 2005 fez parceria com workshops e descobertas de novaos talentos para iniciantes na arte na LDT - Liga de Talentos pelo Brasil.
De 2008 a 2012 foi sócio proprietário da CULT BRASIL Produções, dirigindo toda a parte artística, onde priorizou produções na área sócio cultural, levando teatro até as escolas carentes do nordeste e do sul do país. Foram mais de 3.800 km percorridos por semana em cada região, com o projeto 'Teatro Até Você'.  
Atualmente está no elenco de 'Gênesis', na Record TV, além de tocar outros projetos profissionais. Com muita humildade e gentileza Júlio Braga nos concedeu esse bate papo, onde citou algumas das suas preferências do dia a dia para os inúmeros fãs espalhados pelo Brasil. Conheça!
 
*Meu livro - "1984", de George Orwell.
*Meu filme - "Vai Trabalhar Vagabundo", de 'Hugo Carvana'.
*Minha música - "Ronda", de 'Paulo Vanzolini'.
*Minha cidade- Niteroi, no Rio de Janeiro.
*Minha cara - Motocicleta.
*Minha bebida - Água.
*Minha comida - Arroz, feijão, bife, ovo frito e salada.
*Minha estação do ano - O outono.
*Meu paraíso - A minha casa.
*Minha fraqueza - Doces.
*Meu pecado - Não tenho.
*Meu vício - Querer ajudar a todos.
*Meu medo - Morrer de forma imbecil.
*Minha flor - Jasmim.
*Meu esporte - Motocicleta e barcos.
*Meu lazer - Os amigos.
*Minha etiqueta - Ser educado.
*Meu cheiro - De um bom perfume.
*Meu ídolo - John Lennon.
*Meu sonho - Um sitiozinho com um lindo visual.
*Minha inspiração - A minha profissão.
*Meu arrependimento - Não mandar a merda um monte de gente.
*Meu compositor - 'Chico Buarque'.
*Meu restaurante - De comida japonesa.
*Minha paisagem - Do horizonte no mar.
*Minha indiferença - Para a arrogância.
*Meu exagero - Querer fazer tudo ao mesmo tempo.
*Minha impaciência - Com a burrice.
*Meu lugar no mundo - Aqui, agora.
*Meu lugar na casa - No meu quarto.