PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Giselle Tigre

Giselle Tigre capa.jpg

 
Morando em São Paulo desde 2019, a pernambucana Giselle Tigre comemora 35 anos de carreira atuando em várias áreas artísticas.
Atriz e ex-modelo, o gosto pelas artes cênicas veio na infância, ainda no curso ginasial. A aula de educação artística era a favorita, muito à frente das outras matérias. “Fui a aluna que participou de todos os eventos culturais da escola, seja atuando ou ajudando com ideias a professora de educação artística, Eneida, a quem devo os primeiros afetos. Sim, fui afetada, sensibilizada nas artes. Tudo do belo, do poético, do subjetivo me causava encantamento. Vale dizer que a poesia entrou na minha vida exatamente nesta época e nunca mais saiu. Ando com ela agarrada à barra da saia até hoje e não pretendo largar”, diz Giselle, sobrinha neta do poeta Manoel Bastos Tigre.
Estreou profissionalmente no Recife em 1986, aos 14 anos, no musical 'Zuzu' com o tradicional Grupo TAP (Teatro de Amadores de Pernambuco). Logo depois enveredou nas campanhas publicitárias e atuou como modelo fotográfico, o que a levou para uma temporada de três anos na Agência Ford Models em São Paulo com 17 anos. 
Estampou várias capas de revistas como Classe, a revista de bordo da Tam; Faça Fácil, Criativa, Desfile, Mont Tricot e inúmeros comerciais de TV das marcas Arisco, Sulfabril, Volkswagem, Gilette e do sabonete Senador.
Voltou a morar na cidade do Recife, onde continuou atuando e trabalhando como modelo e atriz. Neste período fez a 'Paixão de Cristo' do Recife e a peça 'Jacque e Seu Amo' de Milan Kundera, ambos sob a direção de José Pimentel. Estudou canto no Conservatório Pernambucano de Música e em 1996 fez seu primeiro show musical. 
Em 2000 lança o CD 'Mais Além', recheado de canções pop de compositores nordestinos, trabalho disponível no Spotify e Deezer. No mesmo ano participa de um teste para novos talentos da TV Globo com uma produtora de elenco que esteve no Recife. “Em uma semana me mudei para o Rio de Janeiro para participar da 'Malhação' o que mudou completamente o rumo da minha vida”, lembra Giselle. Foram três temporadas vivendo a professora Linda, onde até hoje é lembrada pelo público.
Ainda morando no Rio de Janeiro e casada com o artista plástico carioca Marcelo Gemmal, nasce a filha deles, Maria, em 2006. Com a maternidade Giselle sentiu a necessidade de produzir algo que traduzisse a beleza desse momento. O amor por sua filha e as carinhosas lembranças da relação mantida com sua mãe, já falecida, a impulsionaram a voltar a atenção a Pernambuco, sua terra natal, a fim de resgatar sensações que evocariam a própria infância. 
Foi então que percebeu o potencial dramatúrgico das canções do Pastoril - manifestação popular de origem ibérica trazida para o Brasil nos tempos da colonização -, que animava suas brincadeiras de criança. 
Entusiasmada com a possibilidade de conectar estas canções a um enredo de ficção e, assim, resgatar a teatralidade deste folclore, Giselle iniciou, em 2008, uma ampla pesquisa. 
Com seu olhar apaixonado, buscou, em 80 músicas, os personagens e temas que seriam costurados em sua narrativa. Por fim, elegeu as 12 canções que servem de fio condutor para o musical infantil 'Agora é Tempo', que estreou em dezembro de 2010, no Teatro Municipal do Jockey, no Rio de Janeiro. E posteriormente, em 2013, fez uma turnê por 20 cidades do Nordeste nos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Pernambuco.
Em 2011, atuando na novela 'Amor e Revolução' do SBT como a jornalista Marina, protagonizou a cena que ficará na história da teledramaturgia brasileira ao lado da atriz Luciana Vendramini ao gravarem o primeiro beijo gay de uma novela em canal aberto. 
Ainda na novela 'Amor e Revolução', Giselle pôde ser ouvida na trilha sonora do folhetim cantando o tema de sua própria personagem na canção 'Em Silêncio', de autoria de Carlos Colla e Antônio Bahense.
Em 2012 Giselle estreou o musical 'Enlace, a Loja do Ourives' em cartaz no Teatro Tuca em São Paulo. No ano seguinte, o espetáculo se apresentou em Fortaleza, Recife e no Rio de Janeiro.
Em 2014, participou da novela 'Gaby Estrella', exibida pelo canal Gloob da Globosat, mais uma vez interpretando uma professora.
Em 2015, aos 42 anos, decidiu investir em mais uma formação acadêmica. Giselle, que já era formada em Jornalismo, concluiu em 2018 o curso de Pedagogia Waldorf, atuando como professora durante três anos, quando a família mudou-se para São Paulo em 2019.
Durante o período de estudo, porém, Giselle estreou no Rio, em 2017, o show 'Giselle Canta Ednardo' em homenagem ao compositor cearense, autor da lendária canção Pavão Misterioso, sucesso em todo o Brasil.
Em 2019, fez uma marcante participação na novela 'Jesus', da Record TV, retratando a parábola “o óbulo da viúva”.
Já residindo em São Paulo, em 2019, a atriz e cantora, participou do musical 'Além do Ar', espetáculo que conta a história do aeronauta Santos Dumont.
Neste ano de 2021, Giselle Tigre recebeu novamante o convite da Record TV para integrar o elenco da novela 'Gênesis' no papel de Raquel, na terceira fase da personagem, interpretada por mais duas atrizes. A novela que passou sete meses parada por conta da pandemia, retomou as gravações em janeiro e já é considerada a novela com o maior elenco da TV brasileira. 
No último dia 08 de abril, Giselle Tigre participou da live 'Entre-Vistas', pilotada semanalmente pela jornalista Cyntia Menezes, onde bateu um gostoso papo sobre a sua trajetória profissional. 
Agora você conhece um pouco mais dessa multifacetada e linda artista nordestina que conquistou o Brasil, nesta nossa conversa informal, onde ela destrincha sobre os seus gostos e opiniões do cotidiano. Ela é uma fofa!   
 
*Meu livro - "A Essência dos Ensinamentos de Buda", de Thich Nhat Han. Esse livro mudou a minha visão de mundo. Nele encontrei todas as respostas que procurava.
*Meu filme - "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain", dirigido por Jean-Pierre Jeunet. Um realismo fantástico, espirituoso, com uma trilha sonora maravilhosa e filmado em Paris.
*Minha música - "Carinhoso", de 'Pixinguinha' e o "Trenzinho do Caipira", de 'Villa Lobos'
*Minha cidade - Recife. Saudade eterna, lembranças de infância. O coração sempre baterá mais forte. 
*Minha cara - Meditação. Pratico todos os dias! 
*Minha bebida - Água de coco.
*Minha comida - Frutas, vegetais e massa italiana.
*Minha estação do ano - O outono e a primavera, porque não são extremas.
*Meu paraíso - Montanhas, cachoeiras e o mar.
*Minha fraqueza - A saudade. Sou uma pessoa saudosista. Não é uma fraqueza, mas costumo me apegar a saudade de pessoas, lugares e coisas. Sem exagero! 
*Meu pecado - Falta de atenção ao momento presente, quando isso acontece, é uma pena. 
*Meu vício - Doces em geral, como todos os dias um pouquinho. Fico atenta para não exagerar, justamente porque é um vício. 
*Meu medo - De todo tipo de violência.
*Minha flor - Bouganville, tenho uma em casa há 18 anos que cuido com muito amor. Alegra-me vê-la florir. É o milagre da vida!
*Meu esporte - Surf, já pratiquei. Tenho saudade!
*Meu lazer - Caminhadas ao ar livre e andar de bike.
*Minha etiqueta - Discrição, não gosto de chamar atenção.
*Meu cheiro - Floral suave.
*Meu ídolo - Sylvester Stallone, desde criança. Ele é um amor de pessoa, inteligente, empreendedor e carismático. Conseguiu sucesso com seu projeto pessoal e imortalizou um personagem incrível, Rocky, o lutador. Uma excelente metáfora e inspiração.
*Meu sonho - Viver num mundo mais fraterno e sem desigualdades sociais. 
*Minha inspiração - A natureza ao meu redor.
*Meu arrependimento - Não ter assistido 'Chico Science' cantar ao vivo, quando tive oportunidade.
*Meu compositor - 'Ednardo', compositor cearense autor da canção "Pavão Misterioso", sucesso nacional da década de 70. Faço um trabalho musical em homenagem a ele atualmente. 
*Meu restaurante - 'Oficina do Sabor', em Olinda (PE).
*Minha paisagem - O Rio de Janeiro, a cidade mais bonita do mundo!
*Minha indiferença - Não sofro desse mal. Não sou indiferente a nada, nem aos indiferentes. Indiferença é ausência de amor. E eu nutro o amor na minha existência. 
*Meu exagero - Procuro viver a vida em equilíbrio, mas até a busca do equilíbrio não precisa ser um exagero, por isso, às vezes, me permito extravasar. 
*Minha impaciência - Quando percebo arrogância nas pessoas. Saio de perto. Não sei lidar com quem se acha melhor do que ninguém. 
*Meu lugar no mundo - Visconde de Mauá no Estado do Rio de Janeiro, um paraíso natural, montanhas, rios e cachoeiras. Frequento há quase 20 anos. Quero que minhas cinzas sejam jogadas lá quando não estiver mais encarnada. 
*Meu lugar na casa - Em frente a janela, onde posso ver a paisagem e o céu.