PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Dionisio Neto

Dionisio Neto foto Raquel Pinheiro.jpg

(Foto: Raquel Pinheiro)


 
Maranhense nascido em São Luís, Dionisio Neto é ator, diretor, dramaturgo e produtor formado pelo CPT - Centro de Pesquisas Teatrais do Sesc. 
Atuou em dezenas de peças, tendo trabalhado com os diretores Antunes Filho, José Celso Martinez Corrêa, Bia Lessa, Marcio Aurélio, Marinho Piacentini, Lucia Segall, entre outros. Ele tanto dirige como também atua em suas próprias peças.
Dionisio Neto iniciou a sua carreira como ator em 1992, integrando o elenco de 'Ricardo II', de William Shakespeare, espetáculo dirigido por Marcio Aurelio, no grupo Razões Inversas. 
Logo a seguir, em 1993, ligou-se ao Centro de Pesquisa Teatral, CPT, de Antunes Filho, figurando no elenco de 'Vereda da Salvação', de Jorge Andrade. 
Voltou ao Teatro Oficina para atuar em Ham-let, baseado em Shakespeare, com adaptação e direção de José Celso Martinez Corrêa.
No ano de 1996, escreveu e dirigiu 'Opus Profundum', parte de uma trilogia que comporta ainda 'Perpétua', e também  'Desembestai!', ambas de 1997. 
"Um dramaturgo inquieto, que escreve com inteligência e vivacidade, sem medo de aliar ao mesmo texto doses iguais de histórias em quadrinhos e filosofia. O mundo imaginário de Dionísio Neto certamente ainda vai nos trazer mais surpresas", escreveu na época o crítico Alberto Guzik.
Em 1997 esteve no elenco de 'Os Reis do Iê-Iê-Iê', realização de Gerald Thomas, e, no ano seguinte, em 'As Três Irmãs', encenação de Bia Lessa.
Junto com a atriz Samantha Monteiro, em 1997, cria a The Solitary Goats Theatre Industry of Brazil, uma companhia de repertório que se encarrega da montagem de sua produção dramática. 
No cinema atuou em 'Carandiru' e 'Meu Amigo Hindu', de Hector Babenco, e em filmes de Carlos Reichembarch, Roberto Moreira, Marcos Jorge, Ivan Feijó entre outros. 
Na TV atuou nas novelas 'A Dona do Pedaço', 'Morde e Assopra' e 'A Favorita', ambas na Rede Globo. Na internet atuou na série francesa 'Hora de Perigo' (Netflix, Canal+). 
Em teatro dirigiu 'A Casa de Bernarda Alba', 'Carta ao Pai', de Franz Kafka e peças de sua autoria. 
Dionisio Neto já escreveu 17 peças de teatro publicadas pelas editoras Giostri e Benfazeja, e é fundador e diretor artístico da Companhia Satélite.
Acompanhado de Adriano Arbol e Giovanna Velasco, atualmente Dionisio Neto está em cartaz com a inédita 'Trilogia da Solidão' online, espetáculo onde a Companhia Satélite apresenta ao vivo três monólogos dirigidos por ele.  
As três obras escolhidas tratam de um tema em comum – a solidão humana. Os personagens tentam se comunicar com os seus interlocutores para que o diálogo se estabeleça.
Especialmente dirigidas para o teatro Digital (linguagem híbrida do teatro, cinema e internet), as peças são apresentadas ao vivo em locações.
Em três estilos distintos: o expressionismo (Carta ao pai), o realismo (Os sofrimentos do jovem Werther) e o surrealismo (O belo (e a fera)) as peças propõe uma comunicação com o público a partir do teatro através da tela dos computadores, tvs e celulares.
Com esta trilogia inédita e atual, a Companhia Satélite adapta-se aos novos tempos sem perder seu DNA e apresenta duas peças clássicas e uma contemporânea especialmente escrita para o Teatro Digital. 
Contactado pelo BACANUDO.COM, o multifacetado artista citou algumas preferências que norteiam a existência dele diante de tantas atribuições profissionais. Conheça!
 
*Meu livro"Memórias Póstumas de Brás Cubas", de 'Machado de Assis'.
*Meu filme - "Um Bonde Chamado Desejo", dirigido por Elia Kazan.
*Minha música - "1979", do The Smashing Pumpkins
*Minha cidade - Nova Iorque.
*Minha cara - Margiela.
*Minha bebida - Vinho.
*Minha comida - Japonesa.
*Minha estação do ano - A primavera.
*Meu paraíso - Minha casa.
*Minha fraqueza - Chocolate.
*Meu pecado - Chocolate.
*Meu vício - Chocolate.
*Meu medo - Da miséria.
*Minha flor - Orquídea.
*Meu esporte - Taekwondo.
*Meu lazer - Viajar.
*Minha etiqueta - Tratar todos igualmente.
*Meu cheiro - Do perfume Comme des Garçons 2.
*Meu ídolo - Marlon Brando.
*Meu sonho - Passar um mês no The Brando Resort, no Taiti.
*Minha inspiração - As mulheres.
*Meu arrependimento - Je ne regret rien.
*Meu compositor - Beethoven.
*Meu restaurante - "Spot", em São Paulo.
*Minha paisagem - Tetiaroa, na Polinésia Francesa.
*Minha indiferença - Para draminhas.
*Meu exagero - Ser fashion.
*Minha impaciência - Para a burrice.
*Meu lugar no mundo - Aqui e agora.
*Meu lugar na casa - Na minha cama.