(Foto: Divulgação)
Imagine um sapato feito a partir do abacaxi. A inovação já existe e acaba de ser lançado pela marca vegana de calçados Insecta Shoes. O Piñatex, tecido feito a partir do abacaxi, foi criado pela designer espanhola Carmen Hijosa, que desenvolveu um produto resistente e que pode ser produzido em grande escala.
Para a produção do tecido, se utiliza 480 folhas da fruta, retirados de cerca de 20 abacaxis, para fazer um metro quadrado.
O tecido de abacaxi também utiliza uma quantidade menor de água e produtos químicos na sua produção, não necessita de fertilizantes extras e surge de uma matéria que seria descartada, sem contar que é um produto biodegradável e pensando de forma circular.
Esse tipo de material se torna uma fonte de lucro importante para as comunidades, onde por meio da produção das fibras, é possível produzir a biomassa do abacaxi. Esse é outro subproduto da fruta que pode ser utilizado como fertilizante orgânico ou biogás.
(Fonte: FashionNetwork)