PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Sérgio Britto

Sérgio Britto Cá.jpg

 
Sérgio Britto é o famoso cantor, compositor, tecladista..., integrante da banda Titãs. Britto cresceu ouvindo as obras de Beethoven, Chopin e outros consagrados compositores da música clássica, que o pai escutava com frequência, porém, sonhava em ser pintor, até os 13 anos. 
Com a irmã, que estudava violão, ele ouviu pela primeira vez o álbum Help!, dos Beatles e passou a se interessar por música. Com 14 anos, de volta ao Brasil depois do período de residência no Chile, teve suas primeiras aulas de piano e ouvia bandas como Yes, Emerson, Lake & Palmer, The Who, Led Zeppelin, The Beach Boys, além de vários artistas de MPB. Com o desinteresse da irmã pela música, Sérgio começou a tocar o violão que ela havia encostado.
Enquanto os outros futuros membros dos Titãs passavam por várias bandas e festivais, Britto compunha sozinho, em casa, dividindo-se entre a música e os textos do poeta tropicalista Torquato Neto. 
A obra de Torquato inspirou Britto a fazer suas primeiras músicas, como "Go Back", cuja letra foi musicada e entrou para o LP de estréia dos Titãs. Na mesma época, fez "Os Olhos do Sol", gravada somente em 2000, quando Britto lançou seu primeiro álbum solo. 
No Colégio Equipe, o tecladista conheceu Arnaldo Antunes e, juntos, passaram a fazer suas primeiras composições a quatro mãos. Quando os Titãs se reuniram informalmente em 1981, no evento "A Idade da Pedra Jovem", Britto fez sua estréia numa banda.
O tecladista é o compositor com maior número de canções gravadas nos Titãs. Dentre elas, destacam-se "Marvin" (com o baixista e vocalista Nando Reis), "Homem Primata" (com o guitarrista Marcelo Fromer, Nando Reis e o ex-titã Ciro Pessoa), "Comida" (com Fromer e Arnaldo Antunes), "Miséria" (com Arnaldo e o também vocalista Paulo Miklos) e "Epitáfio".
Em 1994, ao lado do também vocalista Branco Mello e da baterista Roberta Parisi, Britto formou a banda Kleiderman, que lançou um único disco ("Con el Mundo a Mis Pies"), pelo selo Banguela Records, criado pelos Titãs em parceria com a WEA (o selo ainda revelaria a banda Raimundos, entre outras). 
Em 2001, Britto mostrou seu trabalho pessoal no disco solo "A Minha Cara", reunindo 13 canções de sua autoria e parcerias com Marcelo Fromer (falecido no mesmo ano) e Arnaldo Antunes. 
Em 2006, pela Arsenal Music (com distribuição da Universal Music), lançou seu segundo disco-solo, Eu Sou 300, cujo título é baseado em um poema homônimo de Mário de Andrade.
Paralelamente aos discos e shows dos Titãs, gravou em 2010 o disco "SP55" com diversas participações como Negra Li e Wanderléa em canções de sua própria autoria e três regravações de músicas do grupo argentino Soda Stereo, da cantora mexicana Julieta Venegas e de Adoniran Barbosa. 
Em 2013 gravou seu disco mais recente, Purabossanova com distribuição pela gravadora Som Livre e participação de Rita Lee, Alaíde Costa, entre outros.
Sérgio Britto aterrissou em Aracaju na última quinta-feira, 1º de agosto, onde se apresentou pela primeira vez sem os colegas da banda Titãs, oprtunidade em que gentilmente nos cencedeu este bate papo sobre as suas preferências. Confira!
 
*Meu livro –  "O Retrato de Dorian Gray", de Oscar Wilde
*Meu filme –  "Apocalipse Now", de Francis Ford Coppola
*Minha música – "As Rosas Não Falam", de 'Cartola'.
*Minha cidade –  São Paulo.
*Minha cara  –  O meu disco solo “Purabossanova”.
*Minha bebida – Vinho.
*Minha comida – Italiana.
*Minha estação do ano – A primavera.
*Meu paraíso – Praia.
*Minha fraqueza – Música.
*Meu pecado – Os sete pecados capitais.
*Meu vício – Compor.
*Meu medo – De morrer.
*Minha flor – Rosa.
*Meu esporte - Atualmente Pilates.
*Meu lazer – Tirar músicas novas.
*Minha etiqueta - Sou um cara bem educado, em geral (risos).
*Meu cheiro - Do perfume Givenchy
*Meu ídolo – Tom Jobim.
*Meu sonho – Viver à beira mar.
*Minha inspiração - A vida.
*Meu arrependimento – Muitos.
*Meu compositor – 'Tom Jobim'.
*Meu restaurante – Nenhum específico.
*Minha paisagem - Das Ilhas Maldivas.
*Minha indiferença – ?
*Meu exagero – Não costumo exagerar.
*Minha impaciência – Com tudo.
*Meu lugar no mundo – Aqui e agora.
*Meu lugar na casa –  A sala.