PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Danilo Caymmi

Danilo Caymmi.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Filho de 'Dorival Caymmi' e 'Stella Maris', e irmão de 'Dori' e 'Nana Caymmi', o músico, cantor, compositor e arranjador brasileiro, 'Danilo Caymmi' nasceu no Rio de Janeiro em 7 de março de 1948.
Iniciou a carreira artística, participando como flautista, da gravação do disco "Caymmi Visita Tom", de 1964. Seu primeiro trabalho como compositor a ser registrado foi com a música "De Brincadeira", feita em parceria com 'Edmundo Souto', interpretada por 'Mário Castro Neves' em 1967. 
Atuou como flautista e compositor, obtendo o terceiro lugar no "III Festival Internacional da Canção", na fase nacional, transmitida pela Rede Globo, em 1968, com a canção "Andança", sendo seus parceiros na composição da canção 'Edmundo Souto' e 'Paulinho Tapajós', lançando a cantora 'Beth Carvalho', contando com a participação do grupo vocal 'Golden Boys'.
Fez sucesso com a canção "Casaco Marrom", composta juntamente com 'Guarabyra', na voz da cantora 'Evinha'. 'Danilo' trabalhou com seus irmãos e fez espetáculos em 1973 com 'Edu Lobo'. No mesmo ano, participou da gravação do disco "Matança do Porco", do grupo 'Som Imaginário'. Em 1983 entra para o conjunto musical 'Banda Nova' de 'Tom Jobim'. 
Foi convidado pela Rede Globo para escrever trilhas musicais para alguns seriados e novelas como "Riacho Doce", "Teresa Batista", "Corpo e Alma" e "Mulheres de Areia", sendo lançado o LP das respectivas triilhas sonoras.
Em 2001 participou com 'Roberto Menescal', 'Marcos Valle' e 'Wanda Sá' do "Fare Festival", realizado em Pavia, na Itália pela Società dell'Academia.
Fez turnê nas seguintes cidades Estocolmo, na Suécia, Helsinki na Finlândia e em Moscou na Rússia.
Em comemoração aos noventa anos do pai, lançou em 2004, junto com seus irmãos 'Nana' e 'Dori', o compact disc "Para Caymmi de Nana, Dori e Danilo", com os maiores sucessos de "Dorival Caymmi".
Em 2009, foi lançado pela "Rob Digital", em parceria com o "Canal Brasil" (televisão por assinatura), o CD e DVD "Danilo Caymmi e Amigos", cujo registro teve a participação de 'Roberto Menescal', 'Fafá de Belém', 'Zé Renato', 'Claudio Nucci', 'Dori Caymmi' e sua filha 'Alice Caymmi'.
Atualmente está percorrendo o país apresentando o espetáculo dramático-musical "Viva Caymmi", um celebração à sua vida e música,  em parceria com o diretor musical 'Flávio Mendes' e o ator 'Nilson Raman', um espetáculo que transcende as barreiras de um show e usa as ferramentas do teatro na sua narrativa, levando o público para um passeio num cenário único, com muitas informações sobre o Brasil, a Bahia e música.
Para alegria e prestígio do público sergipano, o "Viva Caymmi" vai aterrissar aqui em Aracaju, no "Teatro Atheneu", nesta sexta-feira, 24 de maio, às 21h, em única apresentação.
Em conversa descontraída com o BACANUDO.COM, 'Danilo Caymmi' expôs um pouco das suas preferências diárias. Leia! 
 
*Meu livro - "Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta", de 'Ariano Suassuna'.
*Meu filme - "Les Parapluies de Cherbourg", de Jacques Demy.
*Minha música - "Luiza". de 'Tom Jobim'. 
*Minha cidade - Rio de Janeiro. 
*Minha cara - Música. 
*Minha bebida - O vinho tinto, Cabernet Sauvignon
*Minha comida - Sopas em geral. 
*Minha estação do ano - O inverno. 
*Meu paraíso - O silêncio. 
*Minha fraqueza - Massas. 
*Meu pecado - Mídia social. 
*Meu vício - Academia. 
*Meu medo - De estrada. 
*Minha flor - Orquídeas. 
*Meu esporte - Tênis. 
*Meu lazer - Leitura.
*Minha etiqueta - A discrição.
*Meu cheiro - De flor de laranjeira. 
*Meu ídolo - Clare Fisher (falecido arranjador americano).
*Meu sonho - Um cruzeiro marítimo. 
*Minha inspiração - O silêncio. 
*Meu arrependimento - Não ter feito um curso de artes dramáticas. 
*Meu compositor - Erik Satie
*Meu restaurante - D’Amici, fincado no bairro do Leme , no Rio de Janeiro. 
*Minha paisagem - Da serra. 
*Minha indiferença - Para radicalismos. 
*Meu exagero - Disciplina. 
*Minha impaciência - Para atrasos. 
*Meu lugar no mundo - No palco. 
*Meu lugar na casa - No quarto.