PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Eduardo Dussek

Eduardo Dussek capa.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Esta semana temos a grata satisfação e o imenso prazer de mergulhar no infinito particular de um dos maiores nomes do cenário artístico brasileiro: 'Eduardo Dussek', artista completo, que passa com maestria pela música, teatro e televisão. 
Pupilo de 'Gilberto Gil', iniciou a carreira já com algumas composições gravadas por nomes de peso da MPB, como 'As Frenéticas' (o samba "Vesúvio"), 'Ney Matogrosso' (o fox "Seu tipo") e 'Maria Alcina' (o frevo "Folia no Matagal", dois anos depois regravada por 'Ney Matogrosso') - todas em parceria com 'Luís Carlos Góis'. 
Suas letras buscavam aliar sátira e bom humor, caraterística que o definiu. Em 1980, participou do festival "MPB Shell" da Rede Globo cantando apenas de cueca a debochada canção "Nostradamus", que não se classificou, mas tornou-se uma das preferidas do público. 
O sucesso para 'Eduardo Dussek' chegou mesmo em 1982, quando flertou com o ainda incipiente pop rock no LP "Cantando no Banheiro!”, com "Barrados no Baile" (com Luiz Carlos Góes), "Cabelos Negros" (Com Luiz Antonio de Cássio) e "Rock da Cachorra" (Léo Jaime). 
Dois anos depois, notabilizou-se com o LP "Brega-chique", cuja faixa-título, mais conhecida como "Doméstica", fazia uma sátira social, bem no clima do teatro besteirol da época, música destaque no primeiro "Rock in Rio", em 1985. 
Em 1986, lançou "Dussek na sua", com "Aventura" e com "Eu Velejava em Você", uma das mais tocantes músicas da MPB, depois regravada por 'Zizi Possi'. Em 1989, voltou à cena com o musical "Loja de Horrores", em que atuava no papel de dentista. 
Nos anos 1990, interpretou a personagem do 'Capitão-Mor Gonçalo' na novela "Xica da Silva", da extinta Rede Manchete. Atuou como diretor de espetáculos e, no fim da década, voltou a apresentar alguns trabalhos como humorista e cantor, um deles sobre 'Carmen Miranda'. 
Neste sábado, dia 11 de maio, no Largo da Batata, em São Paulo, vai rolar a primeira edição do festival “Olé! É Sempre Tempo de Música”, projeto com realização da "Olé Consignado", empresa do "Grupo Santander", e viabilizado pela Lei Rouanet – Lei Federal de Incentivo à Cultura. 
Depois de Salvador, Goiânia e Rio de Janeiro, é a vez da capital paulista relembrar os melhores momentos vividos entre as décadas de 1960, 70 e 80. Isso a partir de um passeio lúdico pela trilha sonora da vida das pessoas. 
O musical aberto ao público faz uma homenagem a 'Eduardo Dussek', que irá compor o elenco, ao lado de 'Caffeine Trio', 'Mylena Jardim' (vencedora do The Voice Brasil 2016), 'Adrianna', 'Marcelo Veronez', 'Marcelo Ricardo' e 'DJ Barulhista'. Os maiores hits nacionais e internacionais sob as vozes de um time de artistas de primeira linha, conduzidos pela MG Big Band – que, no musical, assume o sugestivo nome de 'Orquestra Cabeça de Prata' - sob a regência do maestro 'Marcelo Ramos'. 
No repertório, canções e autores atemporais que marcaram a história da música, mostrando que para ela o tempo não passa. Dos Beatles à Jovem Guarda, passando pelo 'Roberto Carlos' romântico e suas emoções, sem esquecer dos embalos de sábado a noite, do pop rock brasileiro dos anos 80 e da disco music. O repertório celebra, ainda, o melhor de 'Rita Lee', 'Tim Maia' e 'Lulu Santos', o samba esquema eterno de 'Jorge Ben Jor' e, claro, também toca 'Raul'. Tudo isso com o auxílio luxuoso de 'Eduardo Dussek' e seus impagáveis personagens. Um musical ágil, dinâmico e dançante, com interpretações marcantes, em que a música é a protagonista. 
O “Olé! É Sempre Tempo de Música" pretende provocar emoções no público, num clima nostálgico e, ao mesmo tempo, vibrante. Um evento para ouvir, recordar, aprender e dançar. O que conduz a dramaturgia é o conceito das sensações, onde as músicas ganham corpo e popularidade, e também da passagem do tempo, que atravessa as gerações e leva a uma viagem particular.
Acompanhe abaixo as preferências e opiniões desse multifacetado artista, através desse exclusivíssimo bate-papo para o BACANUDO.COM. 'Dussek' é show!
 
*Meu livro"A Noite do Meu Bem", de 'Ruy Castro'.
*Meu filme -"Tiros na Brodway", de Wood Allen.
*Minha música -"Freedom", de George Michael.
*Minha cidade - Rio, Paris e New York.
*Minha cara - Uma praia com muitos coqueiros e ondas azuis.
*Minha bebida - Água, vinho e champanhe.
*Minha comida - Frutos do mar.
*Minha estação do ano - As quatro Estaçoes. Tipo Vivaldi.
*Meu paraíso -  O meu sitio e a praia perto de casa.
*Minha fraqueza - Cinema.
*Meu pecado - Comida gostosa.
*Meu vício - Aplauso.
*Meu medo - De ter medo.
*Minha flor - "Os Girassois" de Van Gogh.
*Meu esporte - Natação.
*Meu lazer - Pintar quadros.
*Minha etiqueta - Respeitar a privacidade dos outros.
*Meu cheiro - Do perfume Antheus, de Chanel.
*Meu ídolo - O meu cão.
*Meu sonho - Reger uma orquestra.
*Minha inspiração - A natureza.
*Meu arrependimento - Não ter amado mais do que amei.
*Meu compositor - Mozart.
*Meu restaurante - Russian Tea, em New York City.
*Minha paisagem - Copacabana.
*Minha indiferença - Para qualquer pessoa esnobe.
*Meu exagero - Trabalho.
*Minha impaciência - Para gente falsa ativa.
*Meu lugar no mundo - Ao lado de quem me ama.
*Meu lugar na casa - No jardim.