PUBLICIDADE

Banner

Coach Newson Fonseca

Técnica do treinamento de atenção plena (Mindfulness)
 
"Foque no presente, pois o 'ontem' foi uma lição, o 'amanhã' é uma incógnita e a vida é hoje, aqui e agora"  
 

Newson Fonseca foto Frederico Di Liscia.jpg

(foto: Frederico Di Liscia)


 
Com um portfólio de clientes estrelados, tanto no setor público como no privado, o coach 'Newson Fonseca', que responde pela "Mutare Coaching", treinamento e desenvolvimento humano, continua fazendo a diferença na vida das pessoas e demais profissionais, bem como nos resultados obtidos pelas empresas e instituições que utilizaram os seus serviços, seja na área de liderança, desenvolvimento de equipe, atendimento ou vendas.   
Desde 2017, ele trabalha em um novo projeto que acabou de ser lançado no mercado, o qual um dos componentes, o treinamento de atenção plena (Mindfulness), já faz parte da realidade de empresas mundialmente conhecidas como o "Google", a "Microsoft" e a "Universidade de Havard", fincada em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos, entre outras. 
O programa de desenvolvimento pessoal e profissional chama-se "CIA" e apesar de não ter nenhuma relação com a agência de Inteligência Americana, não deixa de ser um processo investigativo que utiliza a comunicação, a inteligência emocional e a prática da atenção plena (Mindfulness) para trabalharem o autoconhecimento, a empatia e o foco para facilitar a transição do participante de estado atual para um estado desejado. 
O BACANUDO.COM bateu um papo com 'Newson Fonseca' para conhecer melhor essa técnica e passar aos internautas maiores detalhes e os benefícios desta nova inciativa da "Mutare".
 
BACANUDO - Como surgiu a ideia de desenvolver o programa CIA?
NEWSON FONSECA - A ideia de trabalhar a comunicação junto com a inteligência emocional, para elevar a qualidade da interação que temos com nós mesmos e com os outros já é bastante explorada no mercado atual, porém  a adição da prática da atenção plena (Mindfulness) dá uma conotação completamente diferente ao processo em si, uma vez que a dificuldade de prestar atenção tem um impacto direto na eficiêcia da utilização das estratégias oferecidas no treinamento de comunicação e inteligência emocional. 
 
BACANUDO - Porque esta prática vai fazer tanta diferença no processo e nos resultados das pessoas e das empresas? 
NF - Bem, as mudanças no mundo estão ocorrendo em uma quantidade enorme, com uma rapidez muito grande e tal cenário gera um nível de demanda atenção muito maior do que seria necessário, vamos dizer, 10 anos atrás, uma vez que a quantidade de estímulos e informação oriundas desta realidade é um desafio para a maioria das pessoas e para as empresas. Neste treinamento, além das estratégias avançadas de comunicação, abordaremos o uso da técnica milenar da meditação, sem nenhuma afiliação religiosa, num formato vivencial e interativo, que pode ser utilizada como um filtro para diminuir o impacto da demanda acima mencionada.  A eficácia do uso desta prática já está amplamente comprovada através de livros e pesquisas científicas.  
 
BACANUDO - Quais os benefícios específicos patra um indivíduo? 
NF - Vou ressaltar três: O primeiro é que após o treinamento, e com a devida prática, o participante passa a trabalhar melhor sua capacidade de focar. O segundo é que ele passa a entender de uma maneira clara e objetiva a sua maneira de pensar e de lidar com suas emoções, se colocando na posição dos outros, para agir de uma maneira muito mais satisfatória para si e com um menor impacto negativo possível para o(os) outro(os). E finalmente o terceiro é que ele vai potencializar o controle sobre si em relação às adversidades da vida, tornando o gerenciamento do seu estresse muito mais simples e prático. , 
 
BACANUDO - Existe algum tipo de pré-requisito para fazer este treinamento e quanto tempo é necesário para fazê-lo? 
NF - A carga horária são 16 horas e é imprescindível ter curiosidade, abertura e compaixão para se autoconhecer, desejo de trabalhar a capacidade de entender e lidar com as emoções de uma maneira prática e simples, bem como a habilidade de focar na ação do momento presente, pois o 'ontem' foi uma lição, o 'amanhã' é uma incógnita e a vida é hoje, aqui e agora.