PUBLICIDADE

Banner

Dra. Rejane Mendonça

Implante Hormonal
 
"A técnica permite individualizar e adequar o tratamento de acordo com cada caso, e homens também podem fazer uso"
 
 

Rejane Mendonça entrevista.jpg

Foto: Divulgação


 
Na semana em que celebramos o "Dia Internacional da Mulher", o BACANUDO.COM desvenda alguns pontos da saúde feminina. Em alta, e dividindo opiniões por conta do mau uso de alguns profissionais, o 'implante hormonal' está em pauta. Com anos de estudo a cerca do tema, a 'Dra. Rejane Mendonça' tirou algumas dúvidas em um bate papo rápido.
 
BACANUDO - O implante hormonal ainda é desconhecido por uma boa parte das mulheres. Em um breve resumo, como você desmistifica a técnica, o tratamento?
REJANE MENDONÇA - O implante hormonal, foi criado pelo médico e cientista, ptofessor 'Dr Elsimar Coutinho' há mais de 30 anos. É um bastonete de cerca de 3cm inserido sob a pele da mulher, de preferência na região glútea. Assim como comprimidos, injeções e supositórios, o implante é mais uma via para a administração de diferentes hormônios.
As vias transdérmica e subcutânea (implantes), tem a preferência na administração, pois estas evitam a interação do hormônio com a mucosa do estômago, e também com a metabolização de primeira passagem pelo fígado – ou seja, antes de chegar aos tecidos onde se dará o efeito, o hormônio passa pelo fígado. Devemos utilizar sempre as menores doses necessárias para que se alcance o efeito desejável, com o mínimo de efeitos colaterais e conseguimos com essas duas vias. A indicação é para casos endometriose, miomas, mulheres na menopausa, método contraceptivo, anemia por fluxo importante de menstruação, TPM. A técnica permite individualizar e adequar o tratamento de acordo com cada caso, e homens também podem fazer uso.
 
BACANUDOQualquer mulher pode usar o implante hormonal?   
RM - A maior das contra indicações ao uso dos hormônios sexuais (esteróides) é a doença tromboembólica, especialmente em pessoas que apresentam história da doença na família ou algum evento anterior, como no pós parto, por exemplo. As demais limitações ao uso da reposição hormonal devem ser particularizadas.
 
BACANUDO - Existem efeitos colaterais? 
RM - Acne, dismenorréia, queda de cabelo, mas depende do hormônio a ser utilizado. Por isso é importante a indicação certa para cada caso e o acompanhamento de um profissional sério.
 
BACANUDO - A Sra. acha que o mau uso indicado por maus profissionais acabou gerando toda polêmica em torno dos implantes?
RM - Sim. Por ele, por vezes  trazer benefícios agregados, como melhora da textura da pele, redução de celulite, aumento da libido, além de transformar massa gordurosa em massa magra, essas vantagens que estão transformando um método contraceptivo e de tratamento, naquilo que vem sendo chamado de "chip da beleza". Não é essa indicação. Os implantes hormonais são considerados na atualidade, uma opção excelente para a reposição hormonal, pois podem conter doses personalizadas, combinação especifica, tempo de uso mais prolongado e, distribuição das doses ao longo do tempo, incomparável com outras formas de administração, e, sobretudo, resulta ganho na qualidade de vida e na eficácia no tratamento.