Com o objetivo mais que pontual e oportuno de conscientizar a população sobre a preservação do rio e mobilizar todos pelo uso responsável dos seus recursos hídricos, o dia 3 de junho foi instituído pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - CBHSF -, como o "Dia Nacional em Defesa do Velho Chico". Para divulgar essa data o Comitê lançou, em 2014, a campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”, que marca o 'Dia Nacional de Mobilização em Defesa do Rio São Francisco'.
Neste ano de 2017, o tema da campanha é a preservação do cerrado e da caatinga. O CBHSF defende a declaração desses dois biomas pelo Congresso Nacional como patrimônios nacionais. Por isso, o Comitê concentrará esforços na coleta de assinaturas para viabilizar uma proposta que institua a caatinga e o cerrado como patrimônios nacionais, como já ocorre com a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica.
As assinaturas serão recolhidas em eventos pilotados pela campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” que acontecerão, neste sábado, 3, nos seguintes municípios: Pirapora (MG), Ibotirama (BA), Paulo Afonso (BA), Traipú (AL) e Propriá (SE). Participe dessa luta pelo rio São Francisco e vire carranca para defender o nosso Velho Chico!
As respectivas programações completas podem ser conferidas através do site: http://cbhsaofrancisco.org.br/confira-a-programacao-da-campanha-eu-viro-carranca-pra-defender-o-velho-chico/